Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

“Contra o H1N1, a estratégia é se antecipar”

   

Com o surgimento dos primeiros casos de gripe Influenza A, causados pelo vírus H1N1, entre indígenas no Brasil a Fundação Nacional de Saúde lançou mão de algumas estratégias para se antecipar aos surtos.  Uma delas foi a criação de uma sala de situação no Departamento de Saúde Indígena, iniciativa esta que contou com o apoio de técnicos contratados por meio do Termo de Cooperação entre OPAS/OMS e FUNASA/MS.

 A sala de situação criada pela FUNASA reúne, consolida e avalia, por semana epidemiológica, dados colhidos nas 41 unidad3es de notificação e promove a difusão de informação e capacitação das equipes de saúde para a vigilância e o enfrentamento da pandemia. Este ambiente possibilitou a uniformização das informações sobre influenza e subsidia a tomada de decisão na FUNASA.


A obtenção de informações atualizadas e oficiais sobre influenza A, por H1N1 entre indígenas podem ser obtidas visitando o ambiente virtual, na pagina da FUNASA por meio do link. http://www.funasa.gov.br/internet/desai/influenzaA.asp?id_aplicacao=3067  ou no banner disponível na home Page da OPAS/BRA.


Conheça também a experiência da parceria entre FUNASA e o Exercito brasileiro realizado na Amazônia, a iniciativa de Santa Catarina e a entrevista do Coordenador Geral de Atenção à Saúde Indígena, Dr Flavio Nunes, na qual é relatada  as estratégias adotadas frente a gripe Influenza A.
http://www.funasa.gov.br/internet/arquivos/biblioteca/revistaFnsN3_2009.pdf

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595