Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Melhores iniciativas da cooperação Sul-Sul

Os vencedores do certame “Soluções para a Saúde Mundial no Hemisfério Sul”, foram organizações da América Central, Paquistão e Filipinas. As experiências bem-sucedidas em saúde pública foram apresentadas na Exposição Global para o Desenvolvimento Sul-Sul 2009, realizada em Washington no último mês de dezembro, numa realização da Unidade Especial para a Cooperação Sul-Sul do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) com a OPAS/WDC.

No mesmo evento, o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, com sede no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz, também foi premiado como uma das iniciativas que mais contribuíram para o desenvolvimento humano no Hemisfério Sul, fornecendo soluções práticas que poderão ser repetidas, expandidas ou adaptadas por outros países.

O IFF conta com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS (TC 41) para a capacitação de profissionais da área materno-infantil no âmbito do CPLP/PALOP.  A OPAS/OMS apóia a cooperação técnica entre Honduras, Equador, Brasil e Guatemala para iniciativas em banco de leite humano.

O trabalho desenvolvido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) foi considerado uma iniciativa importante para redução dos custos na alimentação de recém-nascidos prematuros, assim como na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos países com os quais a Rede BLH-BR colabora.

Premiados

Na América Central a iniciativa vencedora tem o objetivo de promover a segurança dos trabalhadores do setor saúde; no Paquistão o objetivo é o de reduzir a mortalidade infantil provocada por pneumonia e, nas Filipinas, diminuir a incidência de enfermidades parasitárias em crianças. As ações foram inscritas no Fórum de Saúde Global sobre Soluções Sul-Sul para o Desenvolvimento.

“O propósito da iniciativa foi o de romper modelos tradicionais para fomentar a criatividade dos países para que pudessem dar respostas que promovessem a equidade”, afirmou a Diretora da OPAS, Dra. Mirta Roses.

A representação da OPAS no Brasil participa ativamente da estratégia de cooperação Sul-Sul por intermédio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), que atua junto ao Ministério da Saúde/Fiocruz com o propósito de mobilizar a cooperação técnica para estimular e fortalecer o intercâmbio e a difusão de conhecimento e tecnologia que favoreçam o desenvolvimento bem sucedido.
 
Para mais informações:

Expo 2009

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Banco de Leite Humano

 

18 de janeiro de 2010

 


 

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595