Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Melhores iniciativas da cooperação Sul-Sul

Os vencedores do certame “Soluções para a Saúde Mundial no Hemisfério Sul”, foram organizações da América Central, Paquistão e Filipinas. As experiências bem-sucedidas em saúde pública foram apresentadas na Exposição Global para o Desenvolvimento Sul-Sul 2009, realizada em Washington no último mês de dezembro, numa realização da Unidade Especial para a Cooperação Sul-Sul do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) com a OPAS/WDC.

No mesmo evento, o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, com sede no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz, também foi premiado como uma das iniciativas que mais contribuíram para o desenvolvimento humano no Hemisfério Sul, fornecendo soluções práticas que poderão ser repetidas, expandidas ou adaptadas por outros países.

O IFF conta com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS (TC 41) para a capacitação de profissionais da área materno-infantil no âmbito do CPLP/PALOP.  A OPAS/OMS apóia a cooperação técnica entre Honduras, Equador, Brasil e Guatemala para iniciativas em banco de leite humano.

O trabalho desenvolvido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) foi considerado uma iniciativa importante para redução dos custos na alimentação de recém-nascidos prematuros, assim como na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos países com os quais a Rede BLH-BR colabora.

Premiados

Na América Central a iniciativa vencedora tem o objetivo de promover a segurança dos trabalhadores do setor saúde; no Paquistão o objetivo é o de reduzir a mortalidade infantil provocada por pneumonia e, nas Filipinas, diminuir a incidência de enfermidades parasitárias em crianças. As ações foram inscritas no Fórum de Saúde Global sobre Soluções Sul-Sul para o Desenvolvimento.

“O propósito da iniciativa foi o de romper modelos tradicionais para fomentar a criatividade dos países para que pudessem dar respostas que promovessem a equidade”, afirmou a Diretora da OPAS, Dra. Mirta Roses.

A representação da OPAS no Brasil participa ativamente da estratégia de cooperação Sul-Sul por intermédio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), que atua junto ao Ministério da Saúde/Fiocruz com o propósito de mobilizar a cooperação técnica para estimular e fortalecer o intercâmbio e a difusão de conhecimento e tecnologia que favoreçam o desenvolvimento bem sucedido.
 
Para mais informações:

Expo 2009

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Banco de Leite Humano

 

18 de janeiro de 2010

 


 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595