Skip to content

OPAS/OMS Brasil recebe visita da Aliança de Controle do Tabagismo - ACTbr

null
A OPAS/OMS Brasil recebeu a visita de representantes da Aliança de Controle do Tabagismo no Brasil– ACTbr. Na oportunidade, foram apresentadas as diversas iniciativas e projetos da ACTbr e discutidas as oportunidades de parceria entre as Organizações, tendo em vista os interesses comuns em incentivar e apoiar políticas públicas para o controle do tabaco e ajudar na implementação da Convenção-Quadro de Controle do Tabaco - CQCT no Brasil.

 A ACTbr é uma organização não-governamental voltada à promoção de ações para a diminuição do impacto sanitário, social, ambiental e econômico gerado pela produção, consumo e exposição à fumaça do tabaco. É composta por representantes da sociedade civil comprometidos com o controle da epidemia de consumo de produtos do tabaco.

Estiveram presentes a Diretora Executiva da ACTbr, Paula Johns, acompanhada por Clarissa Homsi – Coordenadora Jurídica – e Guilherme Eidt – advogado e membro do Conselho Consultivo. Representando a OPAS, estavam presentes o Coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Alfonso Tenório Gnecco, o Profissional Nacional de Controle de Tabagismo Glauco Oliveira e a Profissional Nacional de Doenças Não Transmissíveis Micheline Meiners, todos da Gerência de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável.

A intenção é que a reunião marque a continuidade de uma relação interinstitucional que já produziu importantes resultados, a exemplo do recente Estudo de Caso “São Paulo respira melhor: adoção de ambiente fechados livre do tabaco no maior Estado Brasileiro”, relatório que descreve o processo de adoção de ambientes livres de tabaco no Estado de São Paulo, além de diversas outras publicações que refletem a atual situação do tabagismo no Brasil.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595