Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Conferência de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia

A Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia será realizada pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, entre 28 e 30 de julho, e terá com a participação de líderes internacionais da área da Saúde. O evento, em sua oitava edição, conta com o apoio da OPAS/OMS por intermédio da UT de Recursos Humanos em Saúde (TC 8/57) e do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

Até este momento, foram confirmadas a participação de profissionais de mais de 20 países. O gerente do TC 8/57, Félix Rigoli, e o gerente do TC 41, José Paranaguá de Santana, coordenam, respectivamente, as seguintes mesas de discussão: “Renovação da Atenção Primária à Saúde e o uso de tecnologias de informação” e “A busca de equidade em saúde: influência dos determinantes sociais na saúde ao redor do mundo”.

Coordenado pela Professora Isabel Amélia Costa Mendes, Secretária Geral da Rede Global de Centros Colaborados da OMS para Enfermagem de Obstetrícia, o evento terá tradução simultânea completa e vagas limitadas. Com o tema central “Atenção primária à Saúde: Várias perspectivas, uma meta”, a programação científica é voltada para todos os profissionais de saúde. Serão discutidas as diretrizes nacionais e internacionais para a formulação de políticas, estratégias de operacionalização e ações concretas implementadas pelos profissionais de enfermagem e obstetrícia nos diferentes níveis de complexidade, no âmbito do movimento de renovação da atenção primária à saúde.

O evento também tem como meta reunir membros dos diferentes Centros Colaboradores, instituições de ensino, pesquisa e serviços de todo o mundo para discutir temas de relevância nas diversas áreas da saúde, bem como intensificar a visibilidade das ações dos Centros Colaboradores. Está será uma oportunidade também para reunir enfermeiros em torno de diretores e representantes de Centros Colaboradores em busca de interações que resultem em ações práticas dentro dos objetivos da Rede Global.


Programação

No primeiro dia do evento, 28/7, três cursos em uma pré-conferência abordarão a assistência em enfermagem, ações para articular pesquisa e prática e maternidade segura. A conferência de abertura, no dia 28/7, às 19h30, será “Saúde e desenvolvimento humano: As metas de desenvolvimento do milênio e a renovação da atenção primária à saúde”, com a princesa Muna al-Hussein, da Jordânia.

A saúde ao redor do mundo e os desafios da Enfermagem e Obstetrícia frente as metas da OMS e as perspectivas para a formação de recursos humanos na área serão os temas de três mesas-redondas e duas conferências no dia 29/7,coma participação de pesquisadores e líderes nacionais e internacionais, entre eles, Silvina Malvares, da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), Jean Yan, da OMS, Giovanni Berlinguer, do Parlamento Europeu, Manuel Dayrit, da OMS Genebra e Bente Sivertsen, da Euro OMS.

No último dia, 30/7, quatro mesas-redondas vão discutir as perspectivas da Enfermagem e Obstetrícia na renovação da atenção primária à saúde e o uso de tecnologias de informação nesse processo, além do direito do ser humano à saúde, os desafios dos profissionais e suas experiências práticas e inovadoras em diferentes realidades. Neste mesmo dia o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, fará conferência sobre a “Diplomacia em saúde e o papel do Estado e das políticas públicas de saúde para a renovação da atenção básica”.

Para finalizar, apresentações de pôsteres de trabalhos científicos seguidos da conferência de encerramento “Liderança em Enfermagem e Obstetrícia para um mundo em mudança”, com Afaf I Meleis, da Universidade da Pensilvânia, EUA.

Clique aqui para mais informações

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595