Skip to content

Observatório lança “Perfil atual e tendências do cirurgião-dentista”

Imprimir E-mail

A pesquisa “Perfil atual e tendências do cirurgião-dentista” é resultado do projeto que deu origem à criação da primeira Estação de Trabalho da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, voltada para a Odontologia, a Estação de Trabalho da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS). Os dentistas, em conjunto com médicos e enfermeiros, constituem o núcleo da equipe de profissionais de nível superior da estratégia de saúde da família. Estudos anteriores traçaram o perfil dos médicos e enfermeiros. A lacuna sobre os cirurgiões-dentistas foi preenchida com essa pesquisa, que contemplou o universo desses profissionais (220.000) registrados no Conselho Federal de Odontologia.

O ponto de partida para as análises foi o reconhecimento de que o Brasil tem um efetivo de dentistas entre os maiores do mundo, mas a distribuição interna é desigual. A expectativa das instituições promotoras do projeto é subsidiar políticas que incentivem a fixação de profissionais no interior do país e a formação voltada para atender o conjunto da população.

A pesquisa, desenvolvida no período de agosto de 2008 a dezembro de 2009, teve como objetivo levantar e articular informações existentes em bancos de dados isolados de diversas fontes, traçando uma linha de base com um conjunto de informações sobre o cirurgião-dentista brasileiro.

No momento em que o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, investe amplamente na mudança da formação dos profissionais de saúde, na capacitação gerencial para os diversos níveis de gestão do SUS e na gestão e regulação do trabalho em saúde, estudos como este aqui apresentado, deverão contribuir para o planejamento e a implementação das políticas de formação e inserção profissional no campo da saúde bucal nas suas múltiplas áreas de atuação, integradas à equipe de saúde.

Autoras:

Maria Celeste Morita- Professora Associada do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina; Pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia da FOUSP, rede de Observatórios MS/OPAS/OMS.

Ana Estela Haddad- Professora Doutora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde Maria Ercília de Araújo; Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia da FOUSP, rede de Observatórios MS/OPAS/OMS.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595