Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Laboratórios brasileiros avaliados para credenciamento à ResNet da OMS

 Active Image  Entre os dias 25 a 28 de janeiro de 2010 foi realizada uma missão de avaliação de três laboratórios para serem credenciados como centros de referência da OMS para a vigilância da fármaco-resistência do HIV. Participaram destas atividades Michael Jordan, diretor do Laboratório de Virologia do Tufts Medical Centre em Boston (EUA) e consultor da Organização Mundial da Saúde; Giovanni Ravasi, assessor regional da OPAS/OMS para a fármaco-resistência do HIV; e Denise Ferreira de Souza da Unidade de Laboratório (ULAB) do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Os laboratórios avaliados são o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 Os três laboratórios avaliados pelo consultor da OMS foram selecionados pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais em outubro de 2009 como centros de referência nacional para o estudo RENIC 2010 - Rede de Isolamento e Caracterização do HIV para a Vigilância Epidemiológica Nacional da Fármaco-Resistência do HIV – a ser realizado em centros de atenção pré-natal em seis grandes cidades das cinco macro-regiões do país: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Goiânia e Recife.

O laboratório de virologia da UFRJ foi avaliado para ser credenciado como centro de referência regional da ResNet para a vigilância da fármaco-resistência do HIV não somente no Brasil, mas também na América do Sul e com possibilidade de cooperação horizontal com os países africanos de língua portuguesa. Estas atividades fazem parte da estratégia mundial da OMS para a prevenção e avaliação da fármaco-resistência do HIV, que visa a integração de estudos de vigilância e monitoramento da resistência aos medicamentos anti-retrovirais nos planos nacionais de vigilância do HIV/AIDS.

Acesse aqui o site da Rede Nacional de Genotipagem (RENAGENO) (www.aids.gov.br/genotipagem)

Acesse aqui o site da ResNet (Rede Global de Laboratórios de referencia da OMS para a fármaco-resistência do HIV) .
(http://www.who.int/hiv/topics/drugresistance/hivresnet/en/index.html )

Acesse aqui a estratégia global da OMS para a prevenção e avaliação da fármaco-resistência do HIV.
(http://www.who.int/hiv/topics/drugresistance/en/index.html)

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595