Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Grupo Temático discute estratégias de cooperação com Moçambique

nullA Representação da OPAS/OMS no Brasil sediou no dia 04 de fevereiro de 2010 a Reunião de Coordenação Brasil/Moçambique do Grupo Temático de Cooperação Internacional em Saúde. O evento, organizado pela Assessoria Internacional em Saúde (AISA) do Ministério da Saúde, teve como objetivo articular e integrar as ações de cooperação internacional em saúde e otimizar esforços, evitando duplicidade no âmbito dos projetos desenvolvidos em um mesmo país.

O embaixador do Brasil em Moçambique, Souza e Silva, salientou que “o foco da cooperação brasileira com o país africano reside no fortalecimento da capacidade nacional para enfrentar, de forma autônoma e competente, seus próprios problemas” e que “a cooperação na área da saúde é um exemplo que ilustra bem essa estratégia, que está voltada para apoiar um processo de longo prazo, onde a contribuição do Brasil é fundamental, em termos materiais e, principalmente, de assessoria e consultoria técnica”. 

O Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victória, destacou em sua saunulldação o contexto específico da triangulação da cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os PALOP e a recente assinatura do Memorando de Entendimento entre a OMS e a CPLP. Essa iniciativa atende recomendação dos Ministros de Estado da Saúde desta Comunidade de Nações e visa intensificar os esforços de cooperação, explorando as potencialidades e orientando sinergias para o equacionamento de prioridades da Saúde Internacional nesse contexto.

O Representante salientou a iniciativa do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), firmado entre o Ministério da Saúde do Brasil e a OPAS/OMS, com o objetivo de desenvolver a cooperação técnica com enfoque no intercâmbio de experiências, conhecimentos e tecnologias disponíveis entre países mediante a constituição e o fortalecimento de redes de cooperação.

nullO Ministro Eduardo Barbosa, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde  do Ministério Saúde (AISA), informou que vem promovendo, no âmbito do Grupo Temático de Cooperação Internacional em Saúde, uma série de reuniões de coordenação de projetos, por país e áreas temáticas, destacando a relevância técnica e política e a diversidade de atores e temas envolvidos.

O gerente do TC 41, Paranaguá de Santana, parabenizou a iniciativa da reunião com vistas à melhor coordenação entre as instituições brasileiras no processo de cooperação internacional.  "Essa é uma medida fundamental no desenvolvimento de um novo paradigma da cooperação sul-sul como política de Estado". 

Maputo, capital de Moçambique, sedia o Escritório Regional da Representação da Fiocruz na África, dirigido por Célia Almeida. O escritório tem como objetivo apoiar as ações de cooperação Sul-Sul em saúde do Brasil, no marco da  "cooperação estruturante em saúde” com vistas a contribuir para o desenvolvimento técnico-científico e de recursos humanos nos países africanos,  fortalecendo seus sistemas de saúde.

Clique nos links para maiores informações

Discurso do Representante da OPAS/OMS no Brasil

Cooperação Técnica com Moçambique - Apresentação 1

Cooperação Técnica com Moçambique - Apresentação 2

Cooperação Técnica com Moçambique - Apresentação 3

Cooperação Técnica com Moçambique - Apresentação 4

Cooperação Técnica com Moçambique - Apresentação 5

04 de fevereiro de 2010

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595