Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

OPAS/OMS apóia ações da FAIMER-Brasil para a educação em saúde

A sessão presencial da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research, FAIMER-Brasil, termina hoje (05.02.2010) em Fortaleza, Ceará, com a participação de representantes de universidades, convidados internacionais e dirigentes de diversas instituições. A FAIMER-Brasil, que renovou carta-acordo com a OPAS/OMS, tem ampliado suas propostas em favor da educação em saúde no País. O evento é uma realização conjunta com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

A FAIMER-Brasil dedicava-se, inicialmente, à capacitação de docentes da área da medicina, tendo formado 75 alunos, até 2009. Esses docentes passaram a promover o aprimoramento da educação em suas instituições e a influir na comunidade e na gestão. As principais universidades públicas brasileiras, tais como USP, UNICAMP, UFBA, UFC, entre outras, estão envolvidas no projeto da FAIMER-Brasil para aprimoramento metodológico da docência. Neste ano, a FAIMER-Brasil expandiu a participação para outras profissões da saúde, de modo a ajustar-se ao modelo brasileiro de multiprofissionalidade no SUS.

À frente da FAIMER-Brasil, Henry Campos, vice-reitor da UFC, é reconhecido pela contraparte como um parceiro dinâmico, cuja  participação nas ações educativas da medicina nos últimos anos têm contribuído favoravelmente para bons resultados.

Francisco Campos, Secretário da SGTES, participou do evento, bem como o consultor da OPAS para a UNA-SUS, Vinícius Oliveira. Também participram do evento o coordenador estratégico do DEGES/SGTES, Sigisfredo Luis Brenelli, e Jeanne Michel, coordenadora das residências e hospitais universitários do MEC.

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, a consultora da OPAS/OMS Denise Mafra, da UTRH, participou como convidada para observar as atividades da sessão presencial 2010. Nessa reunião, o avanço da cooperação técnica entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde em favor da educação em saúde foi demonstrado pelas apresentações de pôsteres sobre pesquisas desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2009 dos programas de pós-graduação prioritários para o SUS, com interface e interesse nos Programas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde – DEGES da Secretaria de Gestão do Trabalho e da a Educação na Saúde - SGTES, tais como PET-Saúde, Pró-Saúde e Telessaúde.
 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595