Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil apoia a discussão sobre o controle da dengue em Minas Gerais

null Na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, se reuniram com o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, o Coordenador Nacional do Programa da Dengue/MS, Giovanini Coelho e o Profissional Nacional para Dengue-OPAS/OMS, Haroldo Bezerra, para discutir as ações de prevenção e controle da dengue nesse estado.

O Secretário ressaltou a atenção que o Governo de Minas Gerais vem dando a questão da dengue, principalmente neste momento em que a situação se vê agravada pelas condições climáticas favoráveis a proliferação de seu principal vetor, o Aedes aegypti. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, neste ano, até 02 de fevereiro, foram notificados 6.013 casos, o que corresponde a um aumento de 89% quando comparado a igual perído de 2009. Para enfrentamento desta situação o Governo de Minas Gerais aprovou junto a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), um incremento de R$ 3,00 per capita nos recursos destinados a média complexidade para realização de exames complementares, tais como hemograma, importante no acompanhamento dos pacientes com dengue. Além destes recursos, estão programadas capacitações para os profissionais do Programa de Saúde da Familia (PSF), e para os próximos dias estará finalizado o Plano Estadual de Intensificação de Combate à Dengue. A OPAS/OMS e Ministério da saúde também apoiaram a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais no aprimoramento do seu plano de contigência para dengue,Verão 2009/2010.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil destaca a relevância e importância das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal Saúde de Minas Gerais, no enfrentamento da dengue, e reitera seu apoio técnico alinhado a Estratégia de Cooperação mantida com o Governo Brasileiro.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595