Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Reunião com Secretários de Saúde da Baixada Fluminense para apoio ao Controle da Tuberculose

 nullNos dia 27 de janeiro e 1 a 3 de fevereiro a OPAS em parceria com a USAID e o Programa Nacional de Controle da TB, visitou municípios prioritários da Baixada Fluminense participantes do projeto de expansão da Estratégia DOTS e se reuniram com os secretários e equipes do PCT para discutir o avanços, desafios e compromissos no controle da TB.

Em 27 de Janeiro a OPAS, conjuntamente com o PCT do Estado do Rio de Janeiro visitou os municípios de Nilópolis e Belford Roxo, nas duas ocasiões as equipes municipais apresentaram um panorama da situação da TB em cada um dos municípios com destaque para a descentralização do programa, coberturas de tratamento supervisionado e as metas pactuadas para detecção e cura de casos. Os secretários de saúde Sr. Raymond Jacob, de Nilópolis e a Sra. Maria Célia Vasconcellos, de Belford Roxo se comprometeram em apoiar suas equipes para a superação dos desafios apresentados. Em Belford Roxo a reunião contou com a participação do Prefeito o Sr. Alcides de Moura Rolim.

null

As visitas dos dias 1 a 3 de fevereiro ocorreram em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Japeri. Nesta ocasião estavam presentes representantes do PNCT do Ministério da Saúde, USAID, OPAS, a coordenação PCT e técnicos da coordenação da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. As reuniões seguiram a mesma dinâmica das anteriores com a apresentação por parte das equipes municipais da situação da TB em cada um dos municípios visitados e discussão dos principais avanços e desafios. Mais uma vez, os secretários de saúde o Sr. Marcos de Sousa, de Nova Iguaçu e Dr. Fabio Volnei Stasiaki, de Japeri, se fizeram presentes e acompanharam toda a discussão.  Em Duque de Caxias a reunião contou com a participação da subsecretária de Atenção a Saúde, a Sra. Jânia Lacerda Ferreira.

Os municípios da Baixada apresentam características territoriais, sociais e econômicas heterogêneas, entretanto em todos eles a tuberculose é um importante problema de saúde pública que necessita de uma especial atenção.

null

A OPAS, o Ministério da Saúde e USAID vêm somando esforços para contribuir com a expansão da estratégia de tratamento supervisionado e, consequentemente, com para melhoria dos indicadores de controle da tuberculose nessa região.
  

 

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595