Skip to content

Reunião com Secretários de Saúde da Baixada Fluminense para apoio ao Controle da Tuberculose

 nullNos dia 27 de janeiro e 1 a 3 de fevereiro a OPAS em parceria com a USAID e o Programa Nacional de Controle da TB, visitou municípios prioritários da Baixada Fluminense participantes do projeto de expansão da Estratégia DOTS e se reuniram com os secretários e equipes do PCT para discutir o avanços, desafios e compromissos no controle da TB.

Em 27 de Janeiro a OPAS, conjuntamente com o PCT do Estado do Rio de Janeiro visitou os municípios de Nilópolis e Belford Roxo, nas duas ocasiões as equipes municipais apresentaram um panorama da situação da TB em cada um dos municípios com destaque para a descentralização do programa, coberturas de tratamento supervisionado e as metas pactuadas para detecção e cura de casos. Os secretários de saúde Sr. Raymond Jacob, de Nilópolis e a Sra. Maria Célia Vasconcellos, de Belford Roxo se comprometeram em apoiar suas equipes para a superação dos desafios apresentados. Em Belford Roxo a reunião contou com a participação do Prefeito o Sr. Alcides de Moura Rolim.

null

As visitas dos dias 1 a 3 de fevereiro ocorreram em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Japeri. Nesta ocasião estavam presentes representantes do PNCT do Ministério da Saúde, USAID, OPAS, a coordenação PCT e técnicos da coordenação da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. As reuniões seguiram a mesma dinâmica das anteriores com a apresentação por parte das equipes municipais da situação da TB em cada um dos municípios visitados e discussão dos principais avanços e desafios. Mais uma vez, os secretários de saúde o Sr. Marcos de Sousa, de Nova Iguaçu e Dr. Fabio Volnei Stasiaki, de Japeri, se fizeram presentes e acompanharam toda a discussão.  Em Duque de Caxias a reunião contou com a participação da subsecretária de Atenção a Saúde, a Sra. Jânia Lacerda Ferreira.

Os municípios da Baixada apresentam características territoriais, sociais e econômicas heterogêneas, entretanto em todos eles a tuberculose é um importante problema de saúde pública que necessita de uma especial atenção.

null

A OPAS, o Ministério da Saúde e USAID vêm somando esforços para contribuir com a expansão da estratégia de tratamento supervisionado e, consequentemente, com para melhoria dos indicadores de controle da tuberculose nessa região.
  

 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595