Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Conferência Regional ILGA LAC e Cooperação Técnica da OPS/OMS Brasil

null Com a presença de mais de 400 pessoas de 36 países, nos dias 26 a 30 de Janeiro de 2010 foi realizada a V Conferência Regional da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais – ILGA, em Curitiba. 

 nullO objetivo da reunião foi definir estratégias de promoção dos direitos humanos, da cidadania, da saúde e da cultura de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex na região da América Latina e do Caribe e fortalecer as alianças da sociedade civil com os parceiros dos governos e dos organismos internacionais. A Conferência contou com apoio técnico e financeiro da OPS/OMS e constituiu um espaço importante para o desenvolvimento de trabalho de cooperação técnica com a sociedade civil na área de HIV/AIDS no país e na região.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, representantes do governo do Estado do Paraná, diretora do Departamento de DST e AIDS e Hepatites Virais, Mariângela Simão, Deputado José Genoino da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT, Pedro Chequer, Representante do UNAIDS e  Pamela Bermúdez  da equipe de Saúde Familiar da OPAS/OMS Brasil, Gloria Careaga, Beto de Jesus, Susel Paredes, Belissa Andia Perez e Amaranta Gomez Regalado da diretoria do ILGALAC, William Ulrich, Vice Presidente do Interpride e Toni Reis e Rafaelly Wiest do Grupo Dignidade do Brasil.

O tema “Promoção da Saúde e Fornecimento de Cuidados em HIV/Aids para Gays, HSH e Pessoas Trans na América Latina e Caribe” apresentado por Diego Postigo trouxe ao debate estratégias para facilitar o acesso dessa população aos serviços de saúde. Informações epidemiológicas disponíveis mostram que HSH são especialmente afetados pelas infecções de transmissão sexual, particularmente o HIV, com taxas de infecção cinco vezes mais altas que aquelas da população geral na maior parte das grandes cidades da Região da América Latina. É consenso entre expertos e membros da sociedade civil que os serviços de saúde pública promovam ambientes de apoio e de respeito à diversidade com vistas a reduzir a discriminação e a homofobia.
 
Para maiores informações sobre o tema GLBT acessar os seguintes sites:

http://ilga.org/ http://ilga.org/ilga/en/organisations/ILGA%20LATIN%20AMERICA%20AND%20CARIBBEAN

http://www.abglt.org.br/port/index.php

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595