Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

MS e OPAS/OMS promovem oficinas para definir competências profissionais de técnicos de setores da saúde

A OPAS/OMS em parceria com o Ministério da Saúde/SGTES realiza de hoje, 24 de fevereiro, a sexta-feira, 26, em Brasília, a primeira de uma série de oficinas de “Trabalho para definição de Mapas de Competências Profissionais dos Técnicos de Radiologia, Técnicos em Citotecnologia, Técnicos em Hemoterapia e Técnicos em Vigilância em Saúde”. O coordenador da Unidade Técnica de Políticas de Recursos Humanos em Saúde da OPAS/OMS, Félix Rigoli, participou da mesa de abertura do evento juntamente com Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do MS/SGTES, e Clarice Aparecida Ferraz, coordenadora geral de Ações Técnicas em Saúde do MS/SGTES.

Em sua saudação, feita em nome do Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victória, o coordenador da UT de RH, Félix Rigoli, salientou a importância da qualificação dos técnicos e chamou a atenção para uma nova visão de trabalho que eles trouxeram para as equipes do Programa Saúde na Família. Rigoli salientou que a experiência do Brasil pode auxiliar outros países americanos e de língua portuguesa- CPLP/Palop, no âmbito da cooperação Sul-Sul e que as conclusões da oficina poderão contribuir na construção de um novo pensamento.

Objetivo

Participam do evento técnicos do DEGES/SGTES, representantes das Escolas Técnicas do SUS, cientistas e especialistas convidados pela Secretaria, representantes da OPAS, do INCA e de Conselhos e Associações Profissionais das áreas atendidas pelo PROFAPS, além da consultora da OPAS/OMS junto a SGTES Cláudia Marques.

A oficina tem o objetivo de contribuir com aportes técnico-pedagógicos para a elaboração e definição de mapas de competências dos técnicos capacitados pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS). Inicialmente, os processos formativos terão como espaço de desenvolvimento as Escolas Técnicas de Saúde que compõem a Rede de Escolas Técnicas do SUS, em cumprimento das metas constantes no Pacto pela Saúde/Programa Mais Saúde.

 

24 de fevereiro de 2010

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595