Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Começa evento internacional da RETS no Brasil

Com o tema ‘‘Consolidando a Atenção Primária na formação dos trabalhadores técnicos em saúde’, iniciou no dia nove de dezembro  a 2ª Reunião Geral da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, RETS, e 1ª Reunião das Subredes de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP e UNASUL, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, no Rio de Janeiro. Participaram da mesa de abertura dos trabalhos Manuel Clarote Lapão, Diretor da Cooperação (DC) do Secretariado Executivo da CPLP (SECPLP); Maria do Carmo, Vice-Presidenta da Fiocruz; Paulo Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz); Clarice Ferraz, Cordenadora Geral de Educação Profissional SGTES/Ministério da Saúde do Brasil; José Paranaguá de Santana, Gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (OPAS/OMS no Brasil) e Anamaria Corbo, Coordenadora de Cooperação Internacional da EPSJV/Fiocruz. 
 

 

Leia mais...

Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde discute novas estratégias

A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) realiza de nove a 11 de dezembro, na sede da EPSJV/Fiocruz, no Rio de Janeiro, a 2ª Reunião Geral da Rede, a 1ª Reunião das Subredes de Escolas Técnicas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o encontro da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Durante o evento será lançada a publicação “A silhueta invisível: a formação de trabalhadores técnicos em saúde no Mercosul”. O evento, que conta com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS, tem o objetivo geral de fortalecer as estratégias de colaboração no âmbito da Rede.

Leia mais...

Turma 2009 do PLSI Edmundo Granda Ugalde destaca a importância da liderança em saúde pública

O Representante da OPAS/OMS, Diego Victoria, destacou a importância da liderança em saúde pública no cenário mundial ao participar do encerramento, no dia quatro de dezembro, da turma 2009 do Programa de Líderes em Saúde Internacional Edmundo Granda Ugalde (PLSI), quando os 34 participantes de 17 países receberam seus certificados. Victoria salientou a importância da busca de consenso e de acordos no âmbito da liderança internacional em saúde frente à crise econômica global e as mudanças climáticas. “Dois problemas que não têm fronteiras”, afirmou.

Leia mais...

OPAS/OMS no Brasil presente no evento ePORTUGUESe

Entre os dias 17 e 20 de novembro de 2009 os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) estiveram reunidos na cidade de Maputo/Moçambique para discutir os avanços da Rede ePORTUGUESe, iniciativa da Organização Mundial da Saúde.

Leia mais...

Inicia oficina para construir Curso Virtual de Capacitação de Formadores de Médicos com Foco em APS

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e com o apoio da OPAS/OMS, inciou hoje, dia primeiro de dezembro, uma oficina de trabalho para finalizar a proposta de um curso virtual de Capacitação de Formadores de Médicos com Foco em Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram da mesa de abertura dos trabalhos Felix Rigoli e José Paranaguá, da Representação da OPAS/OMS no Brasil, Francisco Campos, titular da SGTES/MS, e Ana Estela Haddad, DEGES/SGTES/MS, além de Charles Godue, da OPAS/WDC. O evento prossegue até o dia três, na Sala Izabel Santos, da OPAS/OMS, em Brasília. O curso será aplicado na plataforma do Campus Virtual em Saúde Pública da OPAS/OMS.

Leia mais...
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Próximo > Fim >>

Página 40 de 48

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595