Home Página Principal

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Nova turma do Programa de Líderes em Saúde Internacional em março

Active ImageInicia em março de 2010 a terceira turma do Programa de Líderes em Saúde Internacional - Edmundo Granda Ugalde (PLSI) oferecido pela OPAS/WDC por meio de reuniões presenciais e sessões em seu Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS. O programa têm como público alvo profissionais do setor saúde e de relações internacionais de todos os países americanos. Por esta razão, OPAS/OMS solicita às autoridades sanitárias de cada país que indique representantes para o curso. Uma correspondência com orientação sobre os procedimentos que devem ser adotados para efetuar a inscrição será enviada às autoridades.

Leia mais...
 

CIRHUS participa de seleção de trabalhos da cooperação Sul-Sul

O Curso Internacional de Especialização em Gestão de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) foi inscrito pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS no certame que selecionará iniciativas bem-sucedidas no âmbito da cooperação Sul-Sul. O evento é promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unidade Especial para Cooperação Sul-Sul do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP). Os projetos inscritos devem oferecer uma solução efetiva para problemas de saúde pública no cenário da cooperação internacional no Hemisfério Sul. A ação deve abordar alguns dos seguintes aspectos: formação de lideranças, inovação, sustentabilidade e parcerias.

Leia mais...
 

Dimensões bioéticas da cooperação Sul-Sul em saúde

Active ImageDurante o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, o coordenador do Programa de Cooperação Internacional (TC 41) da OPAS/OMS no Brasil, José Paranaguá de Santana, apresentou o trabalho intitulado “Dimensões bioéticas da cooperação Sul-Sul em saúde”, domingo, dia 01 de novembro. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o professor Volnei Garrafa, da Cátedra Unesco de Bioética da UnB. O evento da Abrasco encerra dia quatro de novembro, quarta-feira, em Recife (PE).

 

Leia mais...
 

Observatórios de Recursos Humanos em Saúde completam 10 anos

                 

Os Observatórios de RH completam em 2009 uma década de iniciativas voltadas para a gestão de recursos humanos em saúde. Em artigo publicado na revista Health Exchange News, edição de outubro, os consultores da OPAS/OMS Felix Rigoli, gerente de RH na representação do Brasil, José Paranaguá de Santana, coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, e Mônica Padilha e Alisson Foster da PAHO/WHO, analisam os avanços no setor. Atualmente, 28 países das Américas participam da Rede e mantêm seus próprios observatórios.

Leia mais...
 

Violência no trabalho em saúde: um tema para a cooperação internacional em RH em saúde

Active ImageO setor saúde situa-se entre aqueles que apresentam maior número de estudos sobre a violência no trabalho. Os dados mostram que em todo mundo o setor apresenta elevado potencial para a ocorrência de agressões a trabalhadores. Embora os profissionais da saúde estejam expostos a diversos riscos, em grande parte relacionados ao contato constante com o público, 69% dos casos de violência consistem em episódios envolvendo pacientes.
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 Próximo > Fim >>

Página 42 de 48

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595