Boletins Panaftosa

Home Página Principal


Serviços de Saúde Baseados no Cidadão

Modelando o conceito de cobertura universal de saúde

Nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2014, no auditório da Representação no Brasil da Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), aconteceu o I Fórum  Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais de Saúde. O evento foi organizado pela Secretaria da Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde, representada pelo Secretario Luiz Odorico Monteiro de Andrade, pelo Grupo Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde da União das Nações Sul-Americanas, representado por Henri Jouval, coordenador do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde e pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina. Após o esforço dos organizadores em compartilhar experiências, competências e modelos, a cobertura universal de saúde parece ser um conceito ainda desenvolvimento, que merece ser debatido ainda mais (Clique na fotografia para assistir ao filme Modelando o Conceito de Cobertura Universal de Saúde).

Leia mais...
 

Seminário discute o futuro do Sistema Único de Saúde do Brasil

A sustentabilidade ideológica, política e financeira do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema do Seminário do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) debate os Caminhos da Saúde no Brasil, que reuniu em Brasília (25/09) aproximadamente 300 pessoas, entre gestores, autoridades, economistas, sociólogos, jornalistas e sanitaristas. Na abertura, representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan Americana de Saúde, Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), Conass e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) destacaram a importância de debater o SUS como uma política de inclusão social no país, concebida constitucionalmente para ser um sistema público, universal e gratuito. O objetivo do Seminário foi discutir as alternativas para a organização do sistema de saúde no Brasil e a tendência para avançar na cobertura universal em saúde. Para isso foram convidados três expositores e três debatedores, procurando responder a questões centrais como a segmentação do sistema de saúde no Brasil ou a focalização do segmento público aos setores mais pobres da população.

Leia mais...
 

Grupo regional de especialistas reúne-se para debater Proteção Social em Saúde

Um grupo de especialistas de diversos países da América Latina, por iniciativa e sob coordenação da área de serviços de saúde (HSS) de nosso escritório regional (WDC), reuniu-se nos dias 05 e 06 de dezembro passado, na Fiocruz Brasília, para tratar do tema “Proteção Social em Saúde” (PSS) , com vistas a alcançar cobertura universal com equidade e solidariedade.O esboço inicial da proposta de PSS foi apresentado pelo Dr. Rubén Torres, gerente HSS/WDC, onde foi delineado o estágio atual de avanço da proteção social em alguns países da região, conforme ilustrado recentemente na publicação “Saúde nas Américas”. Também foram elencados desafios observados na busca deste processo, como a crescente judicialização do setor saúde, relação com o setor privado, alcance de cobertura e a necessidade de uma forte base social para sustentar o processo de universalização da saúde.

Leia mais...
 

CONASEMS reúne 5000 pessoas para debater a gestão do Sistema Único de Saúde

No período de 07 a 10 de julho de 2013, aconteceu, em Brasília, o XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Foram avaliados os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo sobre relações interfederativas, desafios e papel dos municípios na gestão do sistema, identificando problemas e propondo soluções para a saúde pública brasileira.  A OPAS/OMS no Brasil contribuiu ao congresso desde sua preparação, proporcionando sessões técnico-científicas, palestrando em mesas, seminários e cursos, e no estande, onde foram disponibilizadas publicações e informações. (Clique na fotografia para ver o filme sobre a contribuição da OPAS)

Leia mais...
 

Financiamento dos Sistemas Universais de Saúde

Reuniram-se na OPAS em Washington D.C. durante os dias 7 e 8 de novembro quatorze delegações de países da região, especialistas de organizações internacionais como Comissão Econômica para a América Latina e Caribe - CEPAL, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional – FMI, além dos pontos focais das representações da OPAS na região, para debater sobre financiamento de sistemas de cobertura de saúde universais no contexto de crise econômica global.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 35

 

:: Parcerias UT Servicos de Saude

null
null
null
null
null
null
null
null
null
null

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595