Boletins Panaftosa

Home Página Principal

Capacidades Humanas para a Saúde



Laboratório de Inovação acompanhará experiências sobre Gestão do Trabalho

O Laboratório de Inovação da Gestão do Trabalho reuniu cinco experiências de secretarias estaduais e municipais de saúde na sua primeira oficina de trabalho, que ocorreu durante dois dias (11 e 12/02), na Representação da OPAS/OMS no Brasil. Além de facilitar o intercâmbio entre elas, o Laboratório visa buscar estratégias para fortalecer a política nacional da gestão do trabalho no SUS. Para a diretora do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/MS), Ana Paula Cerca, “o Laboratório visa oferecer novas possibilidades para o SUS, a partir do que já é feito pelas secretarias”.

Leia mais...
 

Ministério da Saúde apoiará a Rede de Observatórios de Recursos Humanos por meio de financiamento de projetos

O Ministério da Saúde convocou os observatórios de recursos humanos que integram a Rede ObservaRH  para discutir  formas de apoiar  o fortalecimento da Rede, iniciando por realizar um chamamento público, para o desenvolvimento de projetos de interesse da regulação do trabalho em saúde e outros que dialoguem com os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)

Leia mais...
 

Países se comprometem com o acesso universal em saúde na declaração de Recife sobre recursos humanos em saúde

Sob a coordenação da OMS e da Global Health Workforce Alliance (GHWA), em parceria com a OPAS e com o Ministério da Saúde do Brasil, realizou-se em Recife, no período de 10 a 13 de novembro de 2013, o III Fórum Global sobre Recursos Humanos em Saúde. Na presença do anfitrião, o Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e da Diretora da OPAS Carissa F. Etienne, representantes dos Ministérios da Saúde de 93 países Membros da OMS além de representantes da sociedade civil, associações profissionais, dentre outros, totalizando 2000 participantes, se reuniram para discutir a agenda global em recursos humanos em saúde. O objetivo era a atualização da agenda de modo que o discurso sobre políticas públicas em saúde pudessem dar impulso para acelerar o progresso no sentido de atingir os objetivos do milênio, promover a cobertura universal em saúde e identificar as prioridades no desenvolvimento em saúde pós-2015. A conferência culminou na Declaração de Recife, declaração política de compromisso dos países membros.

Leia mais...
 

O Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) anunciam:

Estão abertas de 20 de dezembro até 19 de março as inscrições de projetos na área de recursos humanos em saúde para integrar a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Rede ObservaRH). O objetivo da chamada é selecionar projetos na área de recursos humanos em saúde, relacionado à Regulação do Trabalho em Saúde.  Podem participar as instituições que compõem a Rede ObservaRH, ou em processo de incorporação a ela. Os projetos deverão ser cadastrados por meio deste link. Os projetos serão financiados por intermédio da OPAS, utilizando o instrumento da Carta Acordo, tendo vigência pelo prazo máximo de 24 meses, a contar da data de registro.

Leia mais...
 

A situação do mercado de trabalho dos médicos no Brasil

Os quatro eixos da política do Ministério da Saúde são: a) o aumento de recursos financeiros para o financiamento do SUS; b) o desenvolvimento do complexo industrial de saúde para reduzir custos; c) o aprimoramento da governança; d) o desenvolvimento qualitativo e quantitativo dos recursos humanos. No dia 19 de setembro 2013, Mozart Sales da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), apresentou a análise do Ministério da Saúde (MS) do Brasil sobre a atual disponibilidade de médicos no país. (Clique na fotografia para assistir ao filme Mozart Sales atualiza informações sobre a disponibilidade de médicos no Brasil).

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 40

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595