Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Haiti vai adotar currículo brasileiro para a formação de Agentes de Saúde após parceria com a OPAS/OMS

nullO Ministério da Saúde da Saúde Pública e da População (MSSPP) do Haiti vai passar a utilizar o currículo brasileiro para a formação de agentes de saúde comunitários polivalentes. A decisão foi tomada após a formatura da primeira turma desses profissionais, que ocorreu através de um acordo tripartite entre Brasil, Haiti e Cuba, e que teve a triangulação da OPAS/OMS pelos Programas de Cooperação Internacional (TC41) e Política de Recursos Humanos (TC 57) em Saúde. Conforme documento oficial do governo haitiano, o currículo de formação dos agentes será um documento de referência para as próximas capacitações em saúde comunitária.

Leia mais...

Formação e fortalecimento de Recursos Humanos em destaque na 64ª Assembleia Mundial da Saúde

null O desenvolvimento da força de trabalho para a Saúde e o fortalecimento de algumas áreas mais fortemente ligadas à população, como enfermagem e obstetrícia, foram alguns dos temas discutidos no mês de maio durante a 64ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. Além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do representante do Brasil no Comitê Executivo a OMS e ex-diretor da Fiocruz, Paulo Buss, participou do evento o consultor OPAS/OMS, Roberto Esteves. Duas resoluções sobre o assunto foram destacadas para reforçar o compromisso dos Estados Membros com a capacitação dos recursos humanos em saúde.

Leia mais...

Formação de profissionais de saúde e cooperação com outros países são discutidas em seminário do Pró-Saúde

Dnullurante o Seminário da Comissão Assessora do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, que ocorreu no dia 11 de maio de 2011 na Fiocruz Brasília, o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação, Milton de Arruda Martins,  falou da necessidade de pensar estrategicamente a formação de profissionais da saúde, considerando o "SUS como Escola" e os diferentes níveis de atenção à saúde. O gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, Félix Rígoli, apontou que temos um laboratório no Brasil de projetos direcionados para "mudança na graduação", e podemos aproveitar as experiencias bem sucedidas para cooperação com outras países.

Leia mais...

Gerência de Sistemas de Saúde faz oficina de abordagens sistêmicas do SUS

nullA Gerência de Sistemas e Serviços de Saúde (GASS), reuniu os integrantes da equipe nesta quarta-feira, 25 de maio. O objetivo do evento foi fortalecer a integração das Unidades Técnicas para ampliar o conhecimento da equipe de forma a melhorar a condução dos projetos prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de facilitar uma visão macro do SUS a fim de construir uma visão sistêmica e integrada.

Leia mais...

Iniciativas da parceria entre OPAS e SGTES são destaque em Congresso sobre educação médica

nullAs parcerias domésticas e internacionais entre a OPAS/OMS e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) foram apresentadas no 8º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica (CCPEM), realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2011, em Maringá (PR).

Leia mais...
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

Página 14 de 40

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595