Skip to content

Tecnologia, Medicamentos e Pesquisa

Confira o resultado da Chamada Pública em Avaliação de Tecnologias em Saúde

Saiu o resultado da Chamada Pública para financiamento de projetos de avaliação de tecnologias saúde para os membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS. A chamada foi lançada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde e pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) no valor global de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).


Confira aqui o resultado

Hemobrás reúne produtores públicos de hemoderivados das Américas

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) realizou, de 28 a 30 de agosto, um evento internacional, pioneiro no País, com o objetivo de impulsionar o fortalecimento de fábricas estatais voltadas à produção de hemoderivados na América Latina. Durante o Encontro dos Produtores Públicos de Hemoderivados das Américas, que ocorreu no Recife, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), representantes dos ministérios da Saúde e das indústrias deste segmento no Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela, além da OPAS/OMS, se reuniram para discutir processos de fabricação e políticas de governo de incentivo à qualificação do plasma, matéria-prima destes medicamentos, fundamentais para o tratamento de enfermidades graves como hemofilia, Aids, câncer, imunodeficiências primárias, cirrose e vítimas de grandes queimaduras ou pessoas internados em UTI.

Leia mais...

Ministério da Saúde publica protocolos para instituir ações de segurança do paciente nos serviços de saúde

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído pela Portaria Ministerial (MS) nº 529 de 01/04/13 tem como um dos seus objetivos específicos “produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente”. O Ministério da Saúde visando o alcance desse objetivo publicou por intermédio da Portaria Ministerial n º 1.377, de 9 de julho de 2013, os três primeiros protocolos que tratam das temáticas “Cirurgia Segura”, “Prática de Higiene das mãos” e “Ulcera por pressão”.

Leia mais...

Pesquisa em saúde é essencial para o progresso em direção a uma cobertura de saúde universal

Foi lançado, no dia 15 de agosto, em Pequin o "Relatório Mundial de Saúde 2013: Pesquisa para a cobertura de saúde universal", da organização Mundial da Saúde - OMS.  A OMS convocou os países a continuar investindo em pesquisa local, a fim de desenvolver um sistema de cobertura de saúde universal adaptadas a cada país da situação. Com a cobertura de saúde universal, os países podem ajudar a garantir que os cidadãos obtenham os serviços de saúde de que necessitam, sem sofrer dificuldades financeiras para pagar por eles.

Leia mais...

Novas diretrizes e regulamentações para as pesquisas envolvendo seres humanos

No dia 13 de junho de 2013 é publicada nova Resolução nº 466 que estabelece as diretrizes e normas regulamentadoras para as pesquisas envolvendo seres humanos no país, após várias discussões da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, Comitês de Ética em Pesquisa – CEP, consulta pública e homologação das contribuições pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS. Esse é marco regulatório importante para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa no Brasil.

Leia mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 54

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595