Skip to content

Unidade Técnica Gestão do Conhecimento e Comunicação

 

Outubro Rosa – O câncer de mama e suas principais medidas de prevenção e controle

A OPAS/OMS na comemoração do Outubro Rosa além de se vestir de rosa, elaborar informes sobre câncer de mama durante o mês, participou do Grupo de Trabalho com diversas entidades Ministério da Saúde, Senado Federal e demais esferas públicas, organismos internacionais e sociedade civil, realiza palestra para funcionários e convidados com o objetivo de apresentar e discutir as principais medidas de prevenção e controle de câncer de mama. Nesse momento tivemos mensagem da Carissa Etienne, Diretora da OPAS/OMS, no qual aborda as principais ações comprometidas pelos Estados Membros sobre os cânceres em mulheres como uma oportunidade de difundi-la nesse processo de esforços para o alcance da cobertura universal.

Leia mais...

Confira os resultados do encontro de Redes do Ministério da Saúde e Parceiros no uso de evidências científicas para a tomada de decisão

O momento de integração entre Redes existentes no Ministério da Saúde (MS), desde avaliação de tecnologias, pesquisas para a saúde e gestão da saúde informada por evidência marcam o Seminário Internacional: Evidências Científicas para a Tomada de Decisão em Políticas e Programas de Saúde, 1ª Mostra de Experiências em Gestão da Saúde Informada por Evidências e 1ª Maratona de Programação e Desenvolvimento para Gestão do Conhecimento e Informação em Saúde, que aconteceu em Brasília, 27 a 29 de agosto, na Fiocruz Brasília, onde o resultado é a utilização de evidências científicas disponíveis na tomada de decisão para melhorar as práticas e a gestão do Sistema Único de Saúde.

Leia mais...

Coletiva de imprensa no Escritório Regional da OPAS sobre o fortalecimento da luta contra as enfermidades transmitidas por vetores nas Américas.

No dia 4 de Abril de 2014, em decorrência do dia mundial da saúde - segunda-feira próxima, dia 7 de abril - a OPAS organiza uma coletiva de imprensa em Washington às 12:00 horário de Brasília. Responderão às perguntas dos jornalistas a Diretora da OPAS Carissa F. Etienne,  Jarbas Barbosa do Ministério de Saúde do Brasil e demais autoridades conforme a agenda. Para assistir e participar ativamente há três opções:

Leia mais...

Chamada de Projetos para implementação de programas em saúde na Região América Latina e Caribe

Chamada pesquisas Programa em Saúde

O Departamento de Gestão do Conhecimento, Bioética e Pesquisa (KBR/AD) da Organização Pan Americana de Saúde em coordenação com Alliance for Health Policy and Systems Research (AHPSR) e Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta chamada de projetos para implementação de programas em saúde na Região da América Latina e Caribe. A chamada de projetos tem como objetivo facilitar a realização de atividades destinadas a melhorar a execução dos programas em saúde por meio de pesquisas. Esta proposta se concentra em países e não em “pesquisas convencionais”. Os recursos destinam-se a cobrir custos relacionados ao tempo de trabalho ou atividades de coleta de dados de alguns pesquisadores, mas não para o pagamento de pessoal adicional no programa.

Leia mais...

O sistema de chaves de acesso na web: análise crítica sobre as consequências para a informação em saúde

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é uma organização internacional não lucrativa, que, nos últimos 16 anos, manteve o monopólio de gerir o sistema de nomes, números, e chaves de acesso na web (DNS - Internet´s Domain Name System). Ou seja, ela coloca os endereços e senhas que permitem aos usuários acessar páginas e conteúdos da web. Embora internacional, a ICANN sempre foi influenciada pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos, o que tem suscitado críticas inclusive de chefes de estados e de governos. Os questionamentos sobre uma governança partidária têm motivado a ICANN a desistir deste monopólio, abrindo as portas para uma gestão mais participativa na qual instituições de outros países possam entrar. Para além das implicações comerciais e políticas no campo cibernético (cyberpolitik), antecipa-se que essa abertura terá implicações na multiplicação de novos domínios de primeiro nível (TLD – Top Level Domain) e, consequentemente, na informação de saúde disponível via web.

Leia mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 15

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595