Skip to content

Unidade Técnica Gestão do Conhecimento e Comunicação

 

Família de Classificações internacionais: um tijolo para a interoperabilidade dos sistemas de informação em saúde

Continuamente, as faculdades de medicina do mundo, conforme contexto cultural, epidemiológico e tecnológico específicos, apresentam novas classificações em temas de saúde. Eventualmente, as classificações poderiam ser propostas para contextos mais amplos, sendo mais extensivamente utilizadas pela comunidade médico-científica internacional.

Leia mais...

Brasil e Argentina preparam projeto de cooperação técnica entre países para desenvolvimento de arquitetura e monitoramento econômico de redes de teleconsulta

O Centro de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) do Hospital das Clínicas, que pesquisa sobre sustentabilidade e metodologia de monitoramento econômico de sistemas de teleconsultoria para unidades de Atenção Primaria em Saúde, e o Hospital Pediátrico Garrahan de Buenos Aires, que pesquisa sobre atenção de cuidados de alta complexidade de sistemas de teleconsultoria, apresentaram um projeto junto à OPAS/OMS para o início de Cooperação Técnica entre países (TCC) com o objetivo de transferência e fortalecimento de conhecimento nas suas áreas de expertises. Clique na imagem para acessar o vídeo "Custo e benefício da teleconsultoria".

Leia mais...

Biblioteca Virtual em Saúde se expande através de novas tecnologias

A Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS), liderada pela BIREME desde 1998, nasceu no Brasil e nos últimos anos tornou-se ferramenta indispensável de informação em saúde. Lições aprendidas e avanços tecnológicos, tais como, aprimoramento do sistema de busca, definição de perfil do usuário e personalização da oferta, fizeram parte da 6º Reunião de Coordenação Regional da BVS, que teve como tema central “eSaúde e o desenvolvimento da BVS”.

Leia mais...

Participação do Brasil destaca-se na 9ª edição do CRICS

A 9ª edição do CRICS, organizada este ano pela OPAS e pela BIREME em Washington-DC e aberta pela Dra Mirta Roses, Diretora da OPAS, contou com a participação de representantes, palestrantes e panelistas vindo de mais de 40 países. O Brasil teve um papel de destaque no evento, principalmente a partir da sessão de pôsteres, apresentações das experiências do Instituto Nacional do Câncer, das tele consultas da Universidade Federal das Minas Gerais e do espaço colaborativo do RedeNutri, tendo sido a exposição de painéis realizada pelo Ministério de Saúde na sala de recepção dos participantes inovadora. Clique aqui para acessar o vídeo sobre a exposição.

Leia mais...

Visão de e-Saúde no Brasil versão 1.0

Muitas iniciativas de e-Saúde estão em curso no Brasil. No ano de 2011, o Centro de Gestão de Documentação e Informação (CGDI) do Ministério da Saúde (MS) identificou 170 iniciativas, porém, pelo devido à heterogeneidade delas, o país precisa redigir um documento de referência consensuado entre os vários atores para definir linhas gerais que explicitem o papel de cada um e para que se consiga acompanhar coordenadamente o trabalho de todos. Esse documento seria a Visão de e-Saúde  no Brasil, versão 1.0, assim como Lincoln Moura, consultor da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) decentralizado no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) do MS propõem.

Leia mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 6 de 15

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595