Skip to content

:: Conceito

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil.
Leia mais...

Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Leia mais...

Cooperação Técnica em DCNT no Brasil

A abordagem das DCNT e Tabaco no Brasil são feita através de relacionamentos técnicos e estratégicos com diferentes instituições do país, como o Ministério da Saúde e INCA - principais parceiros, as Sociedades Científicas, ONG’s, Universidades, entre outros.
Leia mais...

Diabetes Mellitus

Diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente ou quando o organismo não pode utilizar efetivamente a insulina produzida. Hiperglicemia ou aumento de açúcar no sangue é o efeito mais comum do diabete descompensado. O diabetes é uma das doenças crônicas de maior impacto nos gastos com saúde, pois quando mal controlado, traz complicações macro e microvasculares graves, que oneram os serviços de saúde.
Dados da OMS têm apontado para um aumento grande da prevalência da doença no mundo. Neste contexto, o Brasil aparecia como o 8.º país com maior prevalência da doença.
Leia mais...

Doença Falciforme

A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S (ou Hb S) que provoca a distorção dos eritrócitos.
Leia mais...

Doenças Respiratórias Crônicas

Doenças respiratórias crônicas são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Representam um dos maiores problemas de saúde mundial.
Leia mais...

Hipertensão Arterial

Considerada ao mesmo tempo, uma doença e um fator de risco, a HTA representa um dos maiores desafios em saúde pública, particularmente pela complexidade dos recursos necessários para seu controle como doença (serviços médicos, pessoal treinado, medicamentos, bem como as implicações negativas e o impacto à saúde das populações em seu papel de fator de risco para outros problemas de saúde, particularmente em sinergia com outras ENTs (Diabetes, Cardiopatias, etc).
Leia mais...

Linhas de Ação

Para favorecer a entrega da cooperação técnica, a OPAS/OMS promove a articulação e integração entre as diferentes instâncias nacionais e colabora tecnicamente na elaboração de propostas de projetos e na execução e validação de pesquisas e iniciativas que envolvam temas de DCNT e seus fatores de risco, priorizados e desenvolvidos pelo MS.
Leia mais...

Política e Advocacy

A promoção da causa “advocacy” em inglês – tem como função convencer os tomadores de decisão – gestores nacionais e locais, políticos, representantes da sociedade civil e do setor produtivo - que a prevenção e controle das doenças crônicas e as ações de promoção de saúde aumentam o investimento em saúde, entretanto, resultam em benefícios substanciais e rentáveis economicamente. 
Leia mais...

Tabagismo

O tabaco é uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo. Estima-se que, durante o século XX, cem milhões de pessoas faleceram devido ao seu consumo, sendo o hábito de fumar responsável por 12% da mortalidade adulta mundial.
Leia mais...

Vigilância em DCNT e fatores de risco

A partir das ultimas quatro décadas do século passado, seguindo tendência mundial, observa-se no Brasil processos de transição que tem produzido importantes mudanças no perfil das doenças ocorrentes em sua população.
Leia mais...

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595