Boletins Panaftosa

Home Doenças Negligenciadas


De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o novo Centro deverá trabalhar “em sinergia e em cooperação com o Centro de Monitoramento em Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (CIEVS)”. Entre os exemplo de situações que serão

O Brasil vai ganhar um Centro de Gerenciamento de Informações para Emergências em Vigilância Sanitária (eVisa). A decisão foi tomada nesta terça-feira (30) pelos cinco diretores da Anvisa.

O Centro vai funcionar 24 horas por dia com a função de detectar, monitorar e disseminar informações sobre situações que representem emergência em vigilância sanitária. A nova estrutura vai integrar as ações das áreas técnicas da Anvisa para responder aos eventos de emergência. A informação monitorada e gerada será utilizada para a tomada de decisão das diretorias da Anvisa em eventos que exijam respostas rápidas.

Leia mais...
 

Doença de Chagas

A forma aguda desta enfermidade caracteriza-se por febre variável, linfoadenopatia, mal estar, hepatoesplenomegalia, geralmente não se observa em crianças , a maioria das infecções apresentam-se poucos sintomas  ou são assintomáticos.
Leia mais...
 

Esquistossomose

Infecção produzida por trematodos na qual os vermes adultos , machos e fêmeas, vivem na veias  mesentéricas ou vesicais do hóspede durante todo seu ciclo de vida, que dura muitos anos. Os ovos produzem granulomas minúsculos e cicatrizes nos órgãos onde se alojam ou são depositados.
Leia mais...
 

Filariose

O termo filarioses denota uma infecção por qualquer dos diversos nematóides da família Filarioidea.  Este termo refere-se somente a filarias que habitam vasos linfáticos.
Leia mais...
 

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.
Leia mais...
 

Leishmanioses

Doença polimorfa da pele e das mucosas causada por vários protozoários pertencentes a espécies do gênero Leishmania  que existem como parasitas intracelulares nos seres humanos e outros hóspedes mamíferos. (L. amazonensis, L aethiopica, L)
Leia mais...
 

Oncocercose

Doença crônica não fatal, causada por uma filaria a Onchocerca volvulus pertencente a classe nematoda,  que forma nódulos fibrosos nos tecidos subcutâneos, particularmente na cabeça e nos ombros ( América ) ou na cintura pélvica e nas extremidades inferiores (África).
Leia mais...
 


 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595