Skip to content

:: Acidentes e Violências

Documents

Order by : Name | Date | Hits [ Ascendant ]

Gestão da Velocidade Gestão da Velocidade

hot!
Date added: 04/04/2013
Date modified: 01/10/2014
Filesize: 6.88 MB
Downloads: 616

Este manual defende uma abordagem firme e estratégica visando à criação de um sistema viário seguro, centrado na gestão da velocidade e oferece informações e orientações para tomadores de decisões e profissionais de segurança no trânsito nesses países, baseando-se na experiência de alguns países que já iniciaram seus programas de gestão da velocidade, fornecendo lições de iniciativas bem-sucedidas ou não tão bem-sucedidas. O manual é composto de uma série de módulos que ensinam “como fazer”, detalha os passos necessários para planejar, projetar e implementar um programa, incluindo a maneira de obter financiamento, criar um grupo de trabalho, desenvolver um plano de ação e, se necessário, introduzir uma legislação apropriada.

Fortalecendo a legislação da segurança no trânsito Fortalecendo a legislação da segurança no trânsito

hot!
Date added: 11/05/2014
Date modified: 11/05/2014
Filesize: 1.85 MB
Downloads: 148

Em segmento a outras iniciativas no marco da Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011–2020,  a Assembleia Geral da ONU aprovou em 2012 a resolução 66/260 (6), a qual “Incentiva os Estados membros que ainda não o fizeram a adotar e implementar legislação nacional de segurança viária e regulamentos sobre os principais fatores de risco, e melhorar a implementação por meio de campanhas de marketing social e atividades de fiscalização sustentadas e consistentes.” Este manual descreve os métodos e recursos de que os profissionais e gestores podem lançar mão para promulgar novas leis ou regulamentos ou alterar as existentes como parte de uma estratégia abrangente de segurança no trânsito. Em particular, recomenda-se adotar uma abordagem gradual para avaliar e melhorar a legislação relacionada a cinco fatores de risco específicos de acidentes no trânsito viário, bem como a atenção após o acidente.

Capacetes: um manual de segurança na estrada para os tomadores de decisões e profissionais Capacetes: um manual de segurança na estrada para os tomadores de decisões e profissionais

hot!
Date added: 08/07/2009
Date modified: 08/07/2009
Filesize: 3.85 MB
Downloads: 1389

A Representação da OPAS/OMS no Brasil, em parceria com a Divisão de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SDE) do Escritório Central da OPAS/OMS, apresenta a versão em português da publicação “Helmets: a road safety manual for decision-makers and practitioners” (em português – “Capacetes: um manual de seguranca no transito para os gestores e profissionais de saude”), cuja primeira edição foi publicada pela OMS em inglês em 2006.

Tem como foco promover uma orientação aos paises que pretendam fortalecer a organização da segurança no trânsito e a promoção da saúde. Trata de intervenções específicas delineadas no Relatório Mundial sobre lesões causadas no trânsito que podem salvar muitas vidas e reduzir a carga de doenças relativas as lesões e mortes em todo o mundo.

Acesse a versão da OMS (idioma inglês)
Helmets: a road safety manual for decision-makers and practitioners

Caminhar com segurança Caminhar com segurança

hot!
Date added: 01/10/2014
Date modified: 01/10/2014
Filesize: 3.86 MB
Downloads: 635

Breve panorama sobre a segurança dos pedestres no mundo. 

Beber e Dirigir - Prevenção Manual de Segurança de Trânsito para Profissionais de Trânsito e de Saúde Beber e Dirigir - Prevenção Manual de Segurança de Trânsito para Profissionais de Trânsito e de Saúde

hot!
Date added: 04/08/2013
Date modified: 01/10/2014
Filesize: 1.6 MB
Downloads: 656

Este manual sugere práticas para o desenvolvimento de programas coordenados e integrados para reduzir o problema de álcool e direção. O manual destina-se a gestores e profissionais da segurança viária, apresentando experiências de países que conseguiram reduzir o problema do álcool ao volante. Ele fornece uma estrutura básica para iniciar programas, indicando as etapas necessárias para a análise do problema. Em seguida, explica como planejar e implantar um programa. Para tanto os autores recorreram a estudos de caso de várias regiões do mundo para ilustrar as “boas práticas”.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>
Página 4 de 5

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595