Skip to content

:: Saúde Indígena

Documents

Order by : Name | Date | Hits [ Ascendant ]

Vigilância Alimentar e Nutricional para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas Vigilância Alimentar e Nutricional para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas

hot!
Date added: 10/25/2009
Date modified: 10/25/2009
Filesize: Unknown
Downloads: 1245

 A presente norma operacional foi estruturada com o objetivo de fornecer subsídios técnicos e conceituais para a implantação da vigilância alimentar e nutricional como estratégia e prática de saúde permanente integrante da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Embora a implantação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) tenha ocorrido em 1999, até o presente, ações sistematizadas relativas a alimentação e nutrição ainda não foram implementadas.

Resumo: FUNASA/MS

Síntese dos Indicadores de Saúde Indígena Síntese dos Indicadores de Saúde Indígena

hot!
Date added: 09/08/2010
Date modified: 09/08/2010
Filesize: 790.6 kB
Downloads: 4203

O documento apresenta a sintese dos indicadores de saúde dos povos indígenas do Brasil nos últimos 10 anos. Traz uma série histórica do período.

Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas

hot!
Date added: 10/25/2009
Date modified: 10/25/2009
Filesize: Unknown
Downloads: 1048

A Fundação Nacional de Saúde é uma instituição que tem como missão a promoção e proteção à saúde, mediante ações integradas de educação e de prevenção e controle de doenças e outros agravos, bem como o atendimento integral à saúde dos povos indÌgenas, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

São diretrizes da Política de Saúde Indígena: organizar o subsistema de saúde dos povos indígenas, no âmbito do SUS, sob a forma de Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei; assegurar ações de atenção básica nas aldeias; criar mecanismos de participação social por intermédio de conselhos distritais e locais; respeitar os aspectos etno-culturais dos povos indígenas; operacionalizar as ações de saúde dos povos indígenas, preferencialmente, por intermédio de órgãos e entidades públicas e privadas que detenham experiência no setor.

Resumo: FUNASA/MS

Manual para Capacitação e Treinamento de Executores Internos e Externos em Celebração de Convênios Manual para Capacitação e Treinamento de Executores Internos e Externos em Celebração de Convênios

hot!
Date added: 10/25/2009
Date modified: 10/25/2009
Filesize: Unknown
Downloads: 909

 A Fundação Nacional de Saúde tem por missão realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção integral à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência na gestão, em consonância com o SUS e com as metas de desenvolvimento do milênio.

Com a intensificação do contato entre os povos indígenas e as populações não indígenas, várias doenças e agravos à saúde, antes não existentes nas comunidades indígenas, foram disseminados entre esses povos. Males de difícil controle se transformaram em doenças endêmicas com incidência significativamente maior do que a encontrada na população não indígena. Atividades de mineração, extração de madeira, agropecuária, aliadas à falta de demarcação das terras indígenas e ao intenso intercâmbio de pessoas entre as cidades e as aldeias, contribuíram para agravar esse quadro.

Resumo: FUNASA/MS

Manual de atenção à saúde da criança indígena brasileira Manual de atenção à saúde da criança indígena brasileira

hot!
Date added: 10/25/2009
Date modified: 10/25/2009
Filesize: Unknown
Downloads: 1192
 A implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas requer a adoção de um modelo complementar e diferenciado de organização dos serviços voltados para a proteção, promoção e recuperação da saúde, que garanta aos índios o gozo e exercício de sua cidadania nesse campo. Para sua efetivação, a rede de serviços nas terras indígenas, deve superar as deficiências de cobertura, acesso e aceitabilidade do Sistema Único de Saúde para essa população. É indispensável, portanto, a adoção de medidas e rotinas de serviços padrões.

O presente manual, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, visa oferecer ao médico nos postos de saúde da aldeia e no pólo-base, subsídio para a organização do atendimento à criança indígena. A parte mais importante é a humanização do atendimento diferenciado e a valorização da família indígena.
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>
Página 1 de 3

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595