Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Enfermidades não Transmissíveis

Com apoio da OPAS e MS, Município de Diadema desenvolve projeto para a gestão integral da linha de cuidado de hipertensão e diabetes.

2010-04-27 17:55:17

Nos dias 3 e 4 de maio acontece em Diadema a primeira Sessão de Aprendizagem para os todos os profissionais de saúde da secretaria, como atividade inicial do projeto "Implantação de Linhas de Cuidado para Hipertensão e Diabetes em Diadema". Este projeto conta com o apoio e a cooperação técnica da OPAS e do Ministério da Saúde e visa qualificar a atenção à saúde em doenças crônicas não – transmissíveis (DCNT) através da estratégia de saúde da família (ESF) e da gestão integral de linhas de cuidado como parte do Plano Municipal de Saúde 2009/2012 . 

Ler mais
 

Nações Unidas discute a situação das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis

2010-03-01 11:16:46

nullFoi realizada em Nova Iorque/ EUA,  no dia 6 de fevereiro de 2010 na sede das Nações Unidas  o encontro “The Member States of the Caribbean Community In partnership with the World Health Organization”. O encontro organizado pela Organização das Nações Unidas, Organização Mundial de Saúde, Organização Pan Americana de Saúde e Estados Membros da Região do Caribe, reuniu os embaixadores dos Estados Membros do mundo todo, para discutir a situação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Caribe e aprovar documento de apoio no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e controle das mesmas.

Ler mais
 

Cooperação técnica entre OPAS/OMS no Brasil e INCA é tema de abertura do GIA

2009-07-31 15:32:26

Sample ImageO Diretor Geral do INCA - Instituto Nacional de Câncer, Dr. Luiz Antônio Santini, a convite do Representante da PWR Brasil, Eng. Diego Victoria, realizou palestra de abertura do GIA - Grupo Interprogramático Ampliado, no dia 30 de julho de 2009.
Ler mais
 

Datas Comemorativas

2009-07-29 14:17:48

DATAS NACIONAIS

Dia nacional da hipertensão arterialDia Nacional de Combate a  Hipertensão Arterial, 26 de abril
Instituído em 2002 por lei federal, ele tem o objetivo de conscientizar a população sobre esta complicação que – de acordo com o Ministério da Saúde – acomete mais de 30 milhões de brasileiros. Eventos 2009 no Brasil:http://prevencao.cardiol.br/campanhas/hipertensao/2009/pos-evento.asp

Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto
Objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro
Criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. É uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

DATAS MUNDIAIS

Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março

O Dia Mundial da Tuberculose, comemorado no dia 24 de março a cada ano, foi instituído em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É o marco fundamental de uma campanha para promover a divulgação do conhecimento sobre tuberculose e de mobilização para a população que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença. A tuberculose é a causa de morte de milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo Dr. Robert Koch que surpreendeu a comunidade científica. Na época da sua descoberta em Berlim, a TB estava fazendo estragos por toda Europa e América, promovendo a morte de uma em cada sete pessoas. Com a descoberta do bacilo, o Dr. Koch abriu caminho para o diagnóstico e para cura desta doença

Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro
O câncer é uma das principias causas de mortalidade em todo o mundo. A OMS calcula que, não houver nenhuma intervenção, 84 milhões de pessoas poderão morrer de câncer entre 2005 e 2015. No dia  4 de fevereiro, a OMS em parceria com a União Internacional de combate ao Câncer e, com o  patrocínio desta, promove a causa através dos meios de comunicação para aliviar a carga mundial da enfermidade. A prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com câncer são temas abordados na campanhas. Infância ativa e saudável foi o tema da campanha de 2009 do Dia Mundial do Câncer, com ênfase nos fatores de risco como sobrepeso, obesidade e sedentarismo.

Ler mais
 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595