Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Doenças Negligenciadas

Carissa F. Etienne e Joaquín Molina visitam Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco e conhecem as ações da Cooperação Técnica

2013-12-11 17:42:21

Em 12 de novembro de 2013, a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, e o representante da  OPAS no Brasil, Joaquín Molina, realizaram visita à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) com intuito de conhecer atividades exitosas do Estado no âmbito da saúde, como as ações do programa Sanar, de enfrentamento a sete doenças negligenciadas, que possuem cooperação técnica da própria OPAS. O Termo de Cooperação Técnica entre a SES-PE e OPAS, existe desde 2011 e atua no enfrentamento à sete doenças negligenciadas (hanseníase, tuberculose, tracoma, doença de Chagas, filáriose, esquistossomose e geo-helmitíases).

Ler mais
 

Contribuição do Programa Mais Médicos no controle de doenças negligenciadas: o caso das verminoses intestinais e a hanseníase

2013-10-13 02:36:40

No ano 2013 a Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Ministério da Saúde (MS), realizou, pela primeira vez, a campanha de tratamento de ampla cobertura para as geohelmintíases e a busca ativa e detecção de casos de hanseníase, visando abranger as crianças em idade escolar de 800 municípios nos 27 estados. A campanha fez parte do “Plano Integrado de Ações estratégicas de eliminação de Hanseníase, filariose, esquistossomose e oncocercose como problemas de saúde pública, tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases”, lançado pelo Ministério da Saúde em Julho de 2012. A campanha foi um êxito, mas apontou algumas realidades ocultas, como o fato de um número muito maior do esperado de crianças que não compareceram à escola (aproximadamente 15%). A participação dos trabalhadores da saúde de da Atenção Primaria em Saúde e das equipes da Saúde da Família, junto com o reforço do Programa Mais Médicos (MM), podem ser uma saída para atingir o resultado de cobertura desses 15%.

Ler mais
 

Líderes da saúde estabelecem o caminho da ação pan-americana em saúde e dos avanços em direção à cobertura universal

2013-10-08 12:47:13

O Secretário da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Jarbas Barbosa, foi eleito Presidente do Conselho Executivo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para os anos 2013-2014 durante o 52º Conselho Diretivo da Organização. Autoridades de saúde de todas as Américas acordaram esta semana uma série de ações conjuntas para melhorar os sistemas de saúde de seus países, avançar em direção à cobertura universal em saúde e trabalhar com outros setores para melhorar as condições sociais, ambientais e econômicas que repercutem na saúde das pessoas.

Ler mais
 

Realizado o XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

2013-08-23 16:43:27

A OPAS/OMS no Brasil teve papel de destaque no XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), realizada de 6 a 10 de agosto de 2013 o no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS. O evento reuniu mais de 1,5 mil participantes de variados países, entre palestrantes, profissionais da saúde e estudantes de graduação e pós-graduação.

Ler mais
 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595