Skip to content

Doenças virais

OPAS/OMS apóia pesquisa de vacina contra rotavirus no Brasil.

2010-03-15 16:00:32

Trata-se do “Estudos de Monitoramento da segurança da vacina oral contra o rotavírus, utilizada e comercializada no Brasil”  O projeto tem por objetivo Monitorar o risco de intussuscepção* após a administração da vacina contra rotavírus em crianças de 6 semanas a 11 meses de idade, vacinadas nos serviços de saúde do SUS.

Ler mais
 

Laboratórios brasileiros avaliados para credenciamento à ResNet da OMS

2010-02-04 11:25:56

 Active Image  Entre os dias 25 a 28 de janeiro de 2010 foi realizada uma missão de avaliação de três laboratórios para serem credenciados como centros de referência da OMS para a vigilância da fármaco-resistência do HIV. Participaram destas atividades Michael Jordan, diretor do Laboratório de Virologia do Tufts Medical Centre em Boston (EUA) e consultor da Organização Mundial da Saúde; Giovanni Ravasi, assessor regional da OPAS/OMS para a fármaco-resistência do HIV; e Denise Ferreira de Souza da Unidade de Laboratório (ULAB) do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Os laboratórios avaliados são o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Ler mais
 

“Contra o H1N1, a estratégia é se antecipar”

2010-01-14 15:15:47

   

Com o surgimento dos primeiros casos de gripe Influenza A, causados pelo vírus H1N1, entre indígenas no Brasil a Fundação Nacional de Saúde lançou mão de algumas estratégias para se antecipar aos surtos.  Uma delas foi a criação de uma sala de situação no Departamento de Saúde Indígena, iniciativa esta que contou com o apoio de técnicos contratados por meio do Termo de Cooperação entre OPAS/OMS e FUNASA/MS.

Ler mais
 

Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável

2009-05-18 15:25:15

Propósito:

No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, fortalecer as políticas do SUS para promover uma melhor qualidade de vida da população brasileira, executando processos de cooperação técnica com uma visão transversal da atenção primária e da promoção de saúde, mediante as seguintes iniciativas e estratégias:

  1. Promoção de estilos de vida e ambientes saudáveis e o fortalecimento da intersectorialidade para trabalhar sobre os fatores protetores e os determinantes sociais da saúde em procura da inclusão e a equidade em saúde.
  2. Identificação, avaliação e prevenção dos riscos ambientais e tecnológicos que afetam a saúde,
  3. Desenvolvimento de iniciativas e estratégias de vigilância, prevenção, controle, eliminação ou erradicação de enfermidades que a OPAS/OMS promove nos níveis continental e mundial.


Composição:

- Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis
- Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental

Ler mais
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595