A OPAS participa de campanha contra Hanseníase organizada pela FUAM, Amazonas.

Imprimir E-mail

nullO centro colaborador da OPAS/OMS, Fundação Alfredo da Matta (FUAM), realizou, no sábado dia 8 de maio, um mutirão para busca ativa de casos de hanseníase no bairro Jorge Teixeira em Manaus.

 

 

nullCoordenado pela Enfermeira Emilia dos Santos Pereira da FUAM, a instituição participou com mais 15 profissionais (4 médicos, 1 assistente social, 4 técnicos em dermatologia e 2 técnicos administrativos), com a ajuda de  4 profissionais de saúde da Prefeitura Municipal (SEMSA) e do ponto focal para hanseníase da OPAS/OMS no Brasil.

 

nullForam realizados cerca de 400 exames dermatológicos de triagem, destes, 231 resultaram em atendimento médico. Foram diagnosticados 3 casos novos de hanseníase paucibacilar, um menina de 5 anos e duas mulheres adultas.

 

 

No Brasil, a maioria dos casos de hanseníase detectados são do sexo masculino. Na campanha deste sábado a grande maioria do atendimento foi de mulheres e crianças. Observa-se a necessidade de buscarmos estratégias inovadoras que resultem no exame de mais pessoas do sexo masculino. 
 

Última atualização em Sex, 14 de Maio de 2010 09:45