Missão da Sede da OPAS/OMS e OPAS/OMS no Brasil presentes de reuniões em Belo Horizonte, MG

Imprimir E-mail

Rnullepresentantes da Missão da Sede da OPAS em Washington e da OPAS/OMS no Brasil participam da reunião para socialização dos projetos de colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Secretaria Municipal de Saúde, visitando, ainda, o órgão gestor de transporte e trânsito em Belo Horizonte, em 25 de Março de 2011.

O Coordenador da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPAS/OMS no Brasil Dr. Diego González; a Dra. Mercedes Cabello e Victor Pavarino – Consultores da UTDSA responsáveis por projetos e atividades relacionadas à segurança no Trânsito – e o Consultor Newton Lemos acompanharam  o Dr. Luiz Augusto Galvão, Gerente de Unidade de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental - SDE/OPAS/OMS em Washington, em uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde(SMSA) de Belo Horizonte, seguida de uma visita à BHTrans, instituição responsável pela administração do transporte e do trânsito na capital mineira.

A reunião contou com a presença dos Drs. Otaliba Libânio  Diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde e Fabiano Pimenta, Secretário Municipal Adjunto de Saúde de Belo Horizonte e um público de cerca de 30 profissionais das áreas de saúde (SMSA e UFMG) e trânsito entre outros convidados. 

A programação do encontro ilustrou, emblematicametne, a abordagem interdisciplinar e intersetorial da temática da segurança no trânsito. No período matutino a Dra. Lúcia Paiva (SMSA-BH) trouxe um informe sobre o Termo de Cooperação TC-63, referente ao apoio à gestão Municipal do Sistema de Saúde em Belo Horizonte. Em seguida, o Dr. Fabiano Pimenta, apresentou o panorama de na morbimortalidade no trânsito na capital mineira; o processo de trabalho no Projeto Vida no Trânsito e as principais conclusões da última reunião do TCC (Termo de Cooperação ente Países)  – Belo Horizonte – Buenos Aires – Montevidéu em Buenos Aires. null

Na sequencia, ainda pela manhã, as Professoras Elza Machado Melo e  Waleska Caiaffa (UFMG) apresentaram, respectivamente,  a ideía da promoção de saúde como forma de prevenção da violência, enfatizando os progressos no âmbito interdisciplinar, (e ensaiando uma visão transdisciplinar ), os projetos em que está envolvido o Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte- Grupo multidisciplinar  da Faculdade de Medicina da UFMG, com apoio do CNPq em parceira com a Prefeitura de Belo Horizonte. Às apresentações seguiram-se um série de questões, sugestões e esclarecimentos aos presentes.

No perído da tarde, os integrantes das representações da OPAS de Washington e Brasília, acompanhados do Dr. Libânio, do Ministério da Saúde, foram recebidos pela Diretora da Diretora de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans, Jussara Bellavinha, para discutirem o desenvolvimento do Projeto “Vida no Trânsito”. Em seguida, o grupo foi apresentado ao sistema de informação sobre ocorrencias no trânsito da capital mineira, lembrando a ênfase dada no Projeto à qualificação dos dados, de visando ao melhor enfrentamento dos fatores e grupos de maior risco no trânsito.Também durante a tarde, em uma agenda paralela, o Consultor Newton Lemos visitou uma Unidade de Atenção Básica na capital mineira, como parte da programação prevista pela equipe da OPAS. 

Última atualização em Ter, 29 de Março de 2011 14:10