A OPAS/OMS do Brasil participou do Seminário de Avaliação do Controle da Dengue no Amazonas

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS no Brasil participou do Seminário de Avaliação dos Planos de Contingência para Dengue/2011, por meio de seu Consultor Internacional para dengue, Eric Martinez, que atuou como um dos debatedores do evento. O Seminário aconteceu na cidade de Manaus (AM), nos dias 20 e 21 de julho de 2011.

Este Seminário foi organizado pela Secretaria Estadual de Saúde em articulação com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Participaram do evento, além dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, profissionais de outros 11 municípios Amazonenses.

Para as discussões foi utilizada a metodologia de trabalho em grupo, onde foram debatidos aspectos relacionados as vigilâncias (epidemiológica, entomológica e laboratorial), atenção aos pacientes, controle vetorial, comunicação e mobilização  social e gestão. O relatório de cada grupo foi depois apresentado e debatido em plenária, pactuando-se as ações necessárias.

Durante o primeiro semestre deste ano, foram notificados 53.279 casos confirmados de dengue no Amazonas (47.000 em Manaus, ou seja, 84%), com 15 óbitos (13 em Manaus). A mortalidade pela doença foi contida quase completamente depois do  desenvolvimento de uma capacitação no manejo de pacientes e da reorganização dos serviços, particularmente no nível da Atenção Primaria em Saúde. Neste período foram isolados três sorotipos do vírus da dengue: DENV2 (116 casos), DENV4 (99) e DENV1 (49). Não foi possivel  identificar o sorotipo viral dos casos que foram a óbito.


 

Última atualização em Qui, 28 de Julho de 2011 13:16