OPAS/OMS no Brasil apóia oficina sobre a aplicação do RSI , Saúde do Viajante e Eventos de Massa na Região da Tríplice Fronteira

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS no Brasil, por meio de seu consultor, Haroldo Bezerra, apoiou a realização da Oficina sobre a aplicação do Regulamento Sanitário Internacional/RSI, Saúde do Viajante e Evento de Massa na região da Tríplice Fronteira. Este evento ocorreu na Itaipu Binacional, com o apoio do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, Hernandarias, no Paraguai.

A Oficina teve por objetivo discutir com as autoridades nacionais e locais a aplicação do RSI , Saúde do Viajante e Eventos de Massa na região da Tríplice Fronteira, sua importância, avanços  e lições aprendidas. Dentre as atividades realizadas, destacamos a 1ª mesa redonda que contou com uma técnica da Argentina, Sandra Vesso; Brasil; Wanderson Oliveira; e do Paraguai, Hecto Arella; que discutiram os avanços de cada país na implementação do RSI, principalmente na região da Tríplice Fronteira. Outro tema também discutido foi à preparação dos países para eventos de massa, com destaque para a Copa do Mundo em 2014 e a realização do 5º Jogos Mundiais Militares, ambos no Brasil.

É importante ressaltar o caráter integrador da Oficina e o seu papel no fortalecimento das capacidades dos países, principalmente quanto ao compartilhamento de experiências e de cooperação técnica no marco da estratégia Sul-Sul.