3ª Oficina Ripsa no Estado

Imprimir E-mail

nullFoi realizada na Representação da OPAS/OMS no Brasil, a 3ª Oficina RIPSA no Estado, no dia 05 de dezembro que contou com a participação expressiva de representantes de 17 Estados brasileiros, totalizando um público de 62 participantes. Dos Estados participantes, 12 estão entre os que manifestaram, recentemente, interesse em aderir à iniciativa da RIPSA.

Além do objetivo de acolher os novos representantes estaduais, a Oficina abordou a idéia, a organização e o funcionamento da RIPSA, tanto em âmbito nacional como a partir das experiências dos cinco Estados do 1º ciclo – Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Tocantins.

Foram debatidos temas como: “Contribuições da RIPSA para gestão do SUS”; “A
iniciativa ‘RIPSA Nacional’, sua trajetória e dinâmica de funcionamento” e “A iniciativa Ripsa no seu Estado: o desafio de elaboração do IDB/UF”. Além disso,null foram feitos grupos de discussão por região, sob a coordenação dos Estados do 1º Ciclo.

Em termos de agenda de trabalho, pactuou-se a realização de encontros regionais durante o primeiro semestre de 2012, além de oficinas estaduais que seriam encaminhadas pelos representantes de cada Estado, articulando o apoio da Secretaria Técnica da RIPSA e do CTI RIPSA nos Estados.

A cooperação técnica da OPAS foi fundamental tanto no que se refere a organização logística, a proposição e articulação da programação e dos convidados como na condução da Oficina juntamente com os membros do CTI e representação do DATASUS. A OPAS esteve representada pela UTVIAS, através das consultoras Elisabeth Duarte e Neusa Goya.

Última atualização em Seg, 03 de Setembro de 2012 09:46