A OPAS/OMS no Brasil participa de reunião promovida pela SAS e SVS para o enfrentamento de epidemias de dengue

Imprimir E-mail

No período de 15 a 16 de dezembro de 2011, a OPAS/OMS no Brasil articulada com a Secretaria de Atenção a Saúde/SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS participou da reunião nacional para apresentação das estratégias da SAS para o enfrentamento de epidemias de dengue.

Estiveram presentes ao evento o Secretário da SAS, Helvécio Miranda; a Diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas, Maria do Carmo; o Coordenador-Geral do Programa Nacional de controle da Dengue, Giovanini Coelho, assessores da SAS, Rodrigo Said; Flávia Barbachan; Renato Fonteles; e os consultores da OPAS, Eric Martinez e Haroldo Bezerra. O consultor Eric Martinez proferiu a palestra “Aspectos clínicos da dengue”. O público alvo do evento foram técnicos das áreas de assistência e vigilância, participando cerca de 40 profissionais, de 20 Secretarias de Estado da Saúde.

Durante a reunião foram apresentados e discutidos três importantes documentos voltados para o aprimoramento da qualidade da assistência aos pacientes com e suspeitos de dengue, e assim evitar os casos graves e óbitos, são eles: as novas diretrizes de manejo de casos ou suspeitos de dengue; a estratégia de capacitação de profissionais de saúde nesse manejo (dengue – 15 minutos), e as diretrizes para organização da rede assistencial. Desta forma, o próximo passo da SAS e SVS é, articuladas com os estados e municípios, efetivar a implantação destes documentos nos níveis locais.

 
Última atualização em Qua, 11 de Janeiro de 2012 07:04