Encontro Nacional das Escolas Técnicas do SUS discute mobilização e RH

Imprimir E-mail

O Encontro Nacional das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde – ETSUS, foi realizado em Brasília nos dias 15 e 16 de dezembro. Este importante evento do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/Ministério da Saúde contou com a participação de diretoras e coordenadores pedagógicos das Escolas Técnicas do SUS, representantes do CONASS, do CONASEMS, do Ministério da Educação e da OPAS/OMS.

O encontro teve como objetivos discutir a re-articulação da Rede de Escolas Técnicas do SUS e a formação de profissionais de nível médio em áreas técnicas estratégicas para a saúde, considerando as metas do Mais Saúde e a implementação do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde – PROFAPS.

A OPAS/OMS, representada pela consultora Cláudia Marques, participou da mesa de abertura do evento e da mesa redonda que discutiu a “Visão dos gestores da saúde sobre o desempenho das ETSUS na formação e na educação permanente dos trabalhadores do SUS”.

Debates

Na sua apresentação, Cláudia Marques resgatou o protagonismo da OPAS na discussão e concretização de viabilidades política e técnica para a definição e implementação de uma política nacional de educação profissional técnica. Para demonstrar esse protagonismo, a consultora resgatou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Unidade de Políticas de Recursos Humanos em Saúde da OPAS/Brasil.

As ETSUS, criadas a partir dos anos 80 e hoje estruturadas em todo o território nacional, desenvolvem uma formação voltada para as necessidades técnicas e sociais e para as realidades locais e regionais. Essas escolas, no seu conjunto, formam trabalhadores nas áreas de enfermagem, saúde bucal, saúde da família, citotecnologia, radiologia, patologia clínica, vigilância em saúde, manutenção de equipamentos hospitalares.

O encontro promoveu amplas discussões sobre questões relacionadas à consolidação da Rede de Escolas Técnicas do SUS, identificando, dentre outras, ações políticas que podem ser realizadas para o fortalecimento das Escolas Técnicas e da RETSUS. Também foram discutidas diretrizes orientadoras para elaboração do plano de trabalho para 2010 e 2011 e realizadas eleições dos novos representates das cinco regiões brasileiras para comporem a Comissão Geral de Coordenação da RETSUS para o próximo biênio.      

Última atualização em Qui, 14 de Janeiro de 2010 07:39