Seminário Virtual: Vigilância da Fármaco-resistência do HIV no Brasil

Imprimir E-mail

 nullEm 03 de dezembro de 2009, o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS realizaram o Seminário virtual Vigilância da Fármaco-resistência do HIV no Brasil. O propósito do evento foi compartilhar experiências exitosas de monitoramento clínico e vigilância epidemiológica da fármaco-resistência do HIV no Brasil com outros países da região. A reunião foi coordenada por Giovanni Ravasi, assessor regional de OPS para a Fármaco-resistência do HIV, e Pamela Bermudez, ponto focal nacional da OPAS para o HIV, com a participação do grupo técnico da Unidade de Laboratório - ULAB do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, representado por Lilian Amaral Inocêncio, Denise Ferreira de Souza, Anderson Alvarenga Pereira, e do pesquisador Amilcar Tanuri da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

 A agenda do seminário, que foi moderado por Giovanni Ravasi, incluiu as seguintes exposições: Rede Nacional de CD4/CD8, Carga Viral e Genotipagem (RENAGENO) para o monitoramento da fármaco-resistência do HIV em pacientes em tratamento anti-retroviral, apresentada por Denise Ferreira de Souza da ULAB; Algoritmo Brasileiro de Interpretação do Teste de Genotipagem do HIV-1, a cargo de  Anderson Alvarenga Pereira da ULAB; o Projeto RENIC: Rede de Isolamento e Caracterização do HIV para a Vigilância Epidemiológica Nacional da Fármaco-resistência do HIV, apresentado por Amilcar Tanuri da UFRJ.

A sessão foi atendida por 22 participantes de centros clínicos, laboratórios e programas nacionais de HIV/AIDS do Brasil e outros países da Região, dentre eles Colômbia, Guatemala e Peru. Os participantes e os expositores tiveram oportunidade de estabelecer um dialogo e intercambiar experiências que ajudem a fortalecer a estratégias de manejo da fármaco-resistência do HIV e da genotipagem. Como desdobramento da discussão destaca a próxima disponibilização em espanhol do algoritmo brasileiro de Interpretação do Teste de Genotipagem do HIV-1, que já está on-line em português na página web do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Brasil.

Acesse aqui o site da Rede Nacional de Genotipagem (RENAGENO) e do algoritmo brasileiro de Interpretação do Teste de Genotipagem do HIV-1 (www.aids.gov.br/genotipagem)

Última atualização em Seg, 21 de Dezembro de 2009 12:36