Dia Mundial da Malária

null25 de abril é um dia de comemoração unificada do esforço global para fornecer um controle eficaz da malária em todo o mundo. Este ano o Dia Mundial da Malária marca um momento crítico na época. A comunidade internacional tem menos de um ano para cumprir as metas de 2010 que é o tratamento eficaz, acessível a todas as pessoas em risco de malaria no mundo, como foi solicitado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. 

Aproximadamente metade da população do mundo está sobrisco de malária, particularmente aqueles que vivem em países em desenvolvimento.

Ele infecta mais de 500 milhões de pessoas por ano e mata mais de 1 milhão. O fardo da malária é mais pesado na África sub-saariana, mas a doença também atinge Ásia, América Latina, Oriente Médio e até mesmo partes da Europa.

Dia Mundial da Malária - que foi instituído pela Assembléia Mundial da Saúde, na sua sessão de 60 maio 2007 - é um dia para reconhecer o esforço global para que o controle da malaria seja eficaz. É uma oportunidade:

• Para que os países das regiões afetadas aprendam com as experiências e apoiem uns aos outros;
• Para que os novos doadores possam participar de uma parceria global contra a malária;
• Para que instituições acadêmicas possam apresentar seus avanços científicos tanto para especialistas como ao público em geral, e
• Para os parceiros internacionais, empresas e fundações para mostrar que os seus esforços tem resultado em avanços importantes para o controle da malaria no mundo

 Sample Image

 

Reduzir o impacto da malária significativamente, impulsionar esforços para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, acordados por todos os Estados membros das Nações Unidas. Estes incluem não apenas o objetivo de combater a doença em si, mas também objetivos relacionados a mulheres e os direitos da criança e saúde, acesso à educação e à redução da pobreza extrema.

Dia Mundial da Malária representa uma chance para todos nós fazermos a  diferença. Se você é um governo, uma empresa, uma instituição de caridade ou de um indivíduo, você pode fazer diminuir o paludismo e ajudar a gerar grandes ganhos em várias áreas da saúde e desenvolvimento humano

Centenas de parceiros RBM - governos, organizações internacionais, empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa, fundações, ONGs e indivíduos - já estão ganhando terreno contra a malária. Diversas parceiros são orientados por uma estratégia única, delineadas no Plano de Ação Global da Malária.

http://www.who.int/mediacentre/events/annual/malaria/en/index.html

http://www.rollbackmalaria.org/worldmalariaday/index.html