Brasil sedia Oficina Regional de Comunidades de Prática em APS

nullA Representação OPAS/OMS Brasil foi sede da oficina regional de Comunidades de Prática, realizada em Brasília nos dias 30 e 31 de agosto de 2010. Estiveram presentes autoridades brasileiras federais (Dra. Claunara Mendonça, Diretora do DAB/SAS), municipais (Dr. João José Cândido – SMS Florianópolis, Dra. Eliane Chomatas – SMS Curitiba e Dra. Susana Rates – SMS Belo Horizonte) e demais convidados do país.

nullOs convidados internacionais representaram o Chile, Paraguai, Costa Rica, Peru e Espanha e apresentaram as experiências neste tema que ocorre em seus sistemas nacionais de saúde. A cerimônia de abertura foi dirigida pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Eng, Diego Victoria.

nullAs Comunidades de Prática são ferramentas que favorecem a aprendizagem coletiva através da interação de diversos atores  de distintos níveis, e que nos permitem a identificação e documentação de variadas experiências em APS, que promovem o intercâmbio de informação, grupos de discussão, mapeamento do conhecimento e identificação de brechas. Espera-se que esta interação auxilie no avanço da agenda inconclusa da APS para a região das Américas.

Pela OPS regional participaram os srs. e sras. Ricardo Fábrega e Soledad Urrutia (WDC), Angelica Gomes (PAR), Ramón Granados (PER), Julio Suarez (CHI) e Hernán Luque (COR). Pela OPS Brasil  os Srs. Félix Rigoli,Renato Tasca e Newton Lemos.