Lançamento do Plano de Ações do Projeto “Vida no Trânsito” em Palmas

nullA OPAS/OMS no Brasil presente no anúncio dos Plano de Ações voltadas à redução das mortes e lesões no trânsito em Palmas, nos dias em 14 de Abril de 2011 . Cerimônia oficial de lançamento, blitz e ampla divulgação na mídia marcaram esta etapa do “Vida no Trânsito” na capital de Tocantins.

Finalizada a primeira etapa de coleta, qualificação e análise de dados relacionados à morbimortalidade do trânsito, a comissão local do Projeto em Palmas divulgou seu plano de ação baseado em atividades focando os principais fatores/grupos de risco identificados na análise das informações: direção sob efeito de bebida alcoólica, velocidade incompatível e motociclistas.

A importância do anúncio do plano de ações, em uma cerimônia formal, foi selar o de selar oficial e publicamente o compromisso das autoridades locais coma a priorização das ações voltada à preservação da vida e da integridade dos usuários das vias públicas.

nullEm Palmas, o anúncio do plano foi já precedido por uma das atividades previstas: uma blitz educativa e de fiscalização ocorrida na via NS-2, já divulgada como ação prevista. Pela tarde, deu-se o lançamento oficial do Plano de Ações no auditório do Tribunal de Contas do Estado, com a presença do Prefeito de Palmas emprestando grande apoio à iniciativa; do Diretor do DASIS/SVS – Ministério da Saúde; dos Secretários de Saúde do Município e do Estado, Autoridades da Área de Trânsito, Transporte e Segurança Pública do Estado e Município, Representantes do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN - Ministério das Cidades) e da OPAS/OMS no Brasil e da Global Road Safety Partnership – GRSP) e da Presidente da Comissão Local do Vida no Trânsito, que apresentou o Projeto em Palmas. 

nullOs eventos em Palmas receberam ampla cobertura da mídia local. Já na manhã do dia 14, os membros da Comissão Nacional do Projeto foram solicitados em entrevistas por várias emissora de TV, radio e mídia impressa. Pela tarde, após a cerimônia,  o consultor da OPAS/OMS no Brasil (Victor Pavarino), membros da Comissão Nacional do Projeto Vida no Trânsito (Dr. Otaliba Libânio – SVS/DASIS/Ministério da Saúde, do DENATRAN, Ministério das Cidades (Priscila Guimarães); Da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes de Palmas (Manoel Messias); da Secretaria de Saúde de Palmas (Marta Malheiros); do Hospital Geral de Palmas (Dr. Renata Duran) e da GRSP (José Cardita) participaram de um debate de 1 hora de duração, veiculado pela Rádio CBN, enfocando a segurança no trânsito.

No dia seguinte foi dedicado a uma oficina de trabalho na Secretaria Municipal de Saúde, refinando o plano de ações, dirimindo-se dúvidas e planejando-se os próximos passos. null

Leia mais nestes links:

Vida no Trânsito prioriza ações com motociclistas, álcool e velocidade em Palmas

Governo será parceiro do Projeto Vida no Trânsito

SECRETARIAS REALIZAM BLITZ DO PROJETO VIDA NO TRÂNSITO

Tribuna do Planalto