Reunião para projeto conjunto de Diabetes e Tuberculose

 Representantes do Ministério da Saúde discutiram a proposta da OPAS de DM/Tb, que tem como principal objetivo implementar guias e protocolos de triagem para identificação de pacientes acometidos por ambas enfermidades, além de desenvolver um material educativo para os profissionais de saúde. No dia 9 de maio de 2011 foram iniciados os primeiros contatos para a estruturação de um projeto conjunto de diabetes e tuberculose.

A atividade será inicialmente organizada em projetos-piloto, que ocorrerão em Salvador e São Paulo, onde serão triados 1.000 pacientes daquelas localidades.

O projeto será inicialmente implantado no Brasil e no México e terá financiamento do Word Diabetes Foundation, através da OPAS, apoiada pelo Ministério da Saúde e dos gestores das localidades que receberão o piloto.

Na OPAS/OMS no Brasil, o projeto será acompanhado pela Unidade Técnica de doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis.

A reunião ocorreu na OPAS/OMS no Brasil, com a participação de Alberto Barceló, Assessor Regional de Diabetes (PAHO-WDC), Alfonso Tenório e Glauco Oliveira (OPAS-Brasil), Rosa Sampaio (SAS-Ministério da Saúde), Dráuzio Barreira e Denise Arakaki (SVS- Ministério da Saúde). Dr. Barceló visitará as cidades de Salvador e São Paulo, onde terá reuniões com os gestores locais para consolidar as condições necessárias para a operacionalização do projeto nos próximos dois anos.