A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde apoiaram a realização do XII Curso Internacional de Dengue, em Cuba, no marco da cooperação Sul-Sul

nullA OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde, no período de 8 a 12 de agosto de 2011, apoiaram a realização do XII Curso Internacional de Dengue, realizado pelo Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri (IPK), em Havana, Cuba. Participaram como professores o Consultor internacional da OPAS/OMS no Brasil, Dr. Eric Martinez; e o Coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Dr. Giovanini Coelho.

 

nullO Dr. Eric Martinez participou da Mesa Redonda dedicada à classificação revisada dos casos de dengue proposta pela OPAS/OMS, e seus impactos no manejo de pacientes com dengue, e realizou uma palestra sobre a fisiopatologia da doença. Quanto ao Dr. Giovanini Coelho sua participação se deu na mesa redonda sobre o enfrentamento de situações de epidemias por dengue.

O Curso continua até a semana de 15 a 19 de agosto, com desenvolvimento de práticas nas áreas de: vigilância entomológica, atenção médica, controle de vetores, participação comunitária e diagnóstico laboratorial. Esta última também contemplou o diagnóstico para o vírus Chikungunya. Outros temas importantes tratados foram: vacinas, preparação para situação de emergências, e o risco de outras arboviroses para a Região das Américas. Participam do Curso professores e alunos de cinco continentes e mais de 30 países.

Veja o programa do curso