Lançamento do Cartão SUS para população indígena

Imprimir E-mail

nullO Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou na quinta-feira, 10 de maio de 2012, em Brasília, junto a OPAS/OMS no Brasil e lideranças indígenas representadas por Jorge Oliveira Duarte, da etnia Marubo e presidente do Condisi do Vale do Javari (AM), o Cartão Nacional de Saúde e o Hórus.

O cartão integrará uma base de dados nacional e permitirá a identificação dos indígenas tanto no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasisus) e no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um número único válido em todo o território nacional.

null

O projeto-piloto está em fase de implantação no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco. Até o final do ano, o sistema será expandido para os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

nullnull

 

Hórus é um software que é um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica para população indígena, que será operado pelos DSEIs, Casais, pólo-base e postos de saúde nas aldeias e almoxarifados centrais. Ele é integrado ao Cartão Nacional de Saúde Indígena, o que permitirá o acompanhamento da saúde de cada paciente e saber o dia e o local onde ocorreu a dispensação de cada uma das receitas apresentadas pelo paciente.

Última atualização em Qua, 16 de Maio de 2012 10:08