R$ 173 milhões a mais para prevenção e controle da dengue

Imprimir E-mail

Os 5.565 municípios brasileiros receberão, do Ministério da Saúde, R$ 173 milhões adicionais destinados à intensificação das ações de prevenção e controle da dengue. Esse valor representa um subsídio de 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde e será repassado em parcela única.

Estes recursos são destinados à intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, como por exemplo: à qualificação das ações de controle do seu principal mosquito transmissor, o  Aedes aegypti, o que inclui o aprimoramento dos planos de contingência. Estima-se que mais de 190 milhões de pessoas serão beneficiadas com essas medidas de prevenção e controle da dengue.

Como contrapartida os municípios deverão cumprir uma série de metas, dentre as quais se destacam: disponibilizar quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantir cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realizar o LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificar os casos graves suspeitos de dengue, dentre outras.

fonte: SVS/MS, 8 de janeiro de 2013

 
Última atualização em Qua, 09 de Janeiro de 2013 08:58