Rio de Janeiro sedia Forum Global de Trauma promovido pela OMS

nullFoi realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 28 a 30 de outubro passado, um fórum mundial sob os auspícos da OMS, visando promover a formação de uma aliança mundial para a conscientização da importância da atenção ao trauma, em suas variadas dimensões.

Deste encontro surgiu uma pauta de temas correlatos pactuados pelas autoridades presentes, dos cinco continentes, a qual será submetida para apreciação dos conselhos diretivos da OMS e posterior transformação em uma agenda comum a ser proposta aos países signatários.

nullA solenidade de abertura foi presidida pelo Sr. Ministro de Estado da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, que ressaltou a importância da formação dessa aliança global e discorreu sobre os triunfos da política brasileira neste setor, notadamente em relação à diminuição da mortalidade e morbidade associadas a acidentes de trânsito e ingestão de bebidas alcoólicas.

Também falaram na abertura a Dra. Eugênia Rodrigues, representando no ato a Dra. Mirta Roses e o Dr. Diego Victoria, bem como o Dr. Etienne Krug, coordenador da área de violência e prevenção de acidentes da OMS/Genebra e o Dr. Sérgio Cortes, secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro.

nullA OPAS/OMS Brasil participou do comitê organizador do evento, que incluiu a montagem de um estande e apoio às ações técnicas e administrativas do encontro.