II Oficina de Trabalho do projeto Consortium

nullO Gerente da Área Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Félix Rigoli, participou em 16 de novembro da II Oficina de Trabalho do Projeto CTP Brasil/Canadá em Planejamento RH para APS (Projeto CONSORTIUM), uma iniciativa no marco do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

 A iniciativa está voltada para a construção de instrumental e de capacidade institucional no planejamento dos recursos humanos para a Atenção Primária à Saúde, levando em conta demandas epidemiológicas e demográficas das comunidades atendidas.

A equipe brasileira está desenvolvendo, com a assessoria técnica da Universidade de Dalhousie, um modelo de simulação open-source. A ferramenta poderá ser livremente reproduzida e adaptada por outras instituições, dentro e fora do país, para que possam subsidiar políticas de recursos humanos na atenção básica de acordo com as circunstâncias de cada local.

O evento realizado no Nescon/UFMG promoveu a apresentação e discussão dos planos de trabalho dos subgrupos que compõem o Projeto.

Durante toda a manhã, os seis subgrupos que compõem o projeto - Epidemiologia/Demografia, Força de Trabalho, Modelagem, Comunicação, Avaliação e Gestão de Projeto - apontaram caminhos para o desenvolvimento do modelo, que será apresentado ao final do 1º semestre de 2010.

Para Rigoli, a equipe tem a “missão de desenvolver um modelo de planejamento em recursos humanos para a saúde suficientemente sofisticado para se aproximar da realidade, e suficientemente simples para poder ser utilizado em diferentes contextos”.
 
Para mais informações clique aqui.