A Representação da OPAS/OMS no Brasil apoia na contenção de surto de dengue na RM de Goiânia

 nullA Representação da OPAS/OMS no Brasil, como parte de sua Cooperação Técnica com o Governo Brasileiro, participou de visita técnica promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde aos municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

A visita foi realizada no período 12 a 15 de janeiro, e teve por objetivo apoiar a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, e dos Municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia na contenção do surto de dengue que ocorre nesta região.

Os técnicos participaram da elaboração de um plano de intensificação das ações de prevenção e controle da dengue para cada município, de forma integrada entre eles, e apoiado pela SES-GO e MS. É importante registrar que estes planos se somam a um conjunto de atividades já desenvolvidas no Estado e Municípios para o controle da dengue. Os planos, em resumo, estão centrados nas ações de mobilização comunitária e social, buscando promover junto à população a prevenção e eliminação de criadouros do Aedes aegypti; ações de controle vetorial com tratamento dos criadouros não passiveis de eliminação e controle do vetor adulto (UBV); reforço nas atividades de assistência aos pacientes, principalmente na classificação de riscos dos casos.

null

Reuinão com Secretário de Saúde e Técnicos da SMS de Goiânia

A Representação da OPAS/OMS no Brasil destaca a relevância e importância desta atividade, que busca  contribuir com o aprimoramento do SUS e com a melhoria da saúde da população brasileira, em especial,  da Região Metropolitana de Goiânia