Skip to content

:: Instituto Lauro de Souza Lima - ILSL

Ficha cadastral: Treinamento de Pessoal em Controle e Pesquisa da Hanseníase

{mosimage}

O Instituto Lauro de Souza Lima foi criado em 1933 como Asilo-Colônia Aymores onde eram internados os portadores de hanseníase do estado de São Paulo e região.

A hanseníase é uma doença infecto - contagiosa, endêmica em vários países do mundo e o Brasil só é secundado pela Índia em número de casos. É uma doença com alto potencial incapacitante devido, principalmente, a predileção de seu agente etiológico (Mycobacterium leprae) pelos nervos periféricos. As deformidades e incapacidades que esse comprometimento produz , além de prejudicar o trabalho de milhares de pessoas, onerando as famílias, a sociedade e o Estado, são as principais responsáveis pela discriminação social dos portadores dessa moléstia.

No Brasil, o primeiro registro que comprova a presença da hanseníase entre nós data de 04 de novembro de 1697 e o tratamento destinado era e continuou por muitos anos, o mesmo dos tempos bíblicos: o isolamento da sociedade, por isso a criação dos asilos-colônias para os portadores da moléstia.

Em 1949 - Lei 520 de 10/12/49 o Asilo-Colônia Aymores foi transformado em SANATÓRIO AIMORÉS. Com a reorganização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo , em 1969, passou a se chamar HOSPITAL AIMORÉS DE BAURU - HD1. Em 1974, homenageando um dos grandes hansenologistas do Brasil o hospital passa a se chamar HOSPITAL "LAURO DE SOUZA LIMA".

{mospagebreak}

A partir de 1989, com o decreto nº 30.521 de 02/10/89 o hospital transforma-se num Instituto de Pesquisa, subordinado à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo passando a ser denominado INSTITUTO "LAURO DE SOUZA LIMA."

Hoje, o Instituto Lauro de Souza Lima é centro de referência na área de Dermatologia Geral e , em particular , da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde - OMS.

Além dos serviços na área de dermatologia, o Instituto Lauro de Souza Lima também realiza atividades voltadas à pesquisa, ensino, reabilitação física, terapia ocupacional, fisioterapia e cirurgias plásticas corretivas.

Site institucional: http://www.ilsl.br/index.htm

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 • CEP: 70800-400 • Brasília, DF
Telefones: +55-61  3251-9595
e-mail@bra.ops-oms.org