Apresentação

:: Centro de Controle de Zoonoses

Imprimir E-mail

Ficha cadastral: Controle de Zoonoses

{mosimage}

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) foi criada em 2003, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, como resultado da plena responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) assumida pelo Município de São Paulo.

Em 2004, foram agregadas diversas estruturas do campo da Vigilância em Saúde nesta Coordenação. A Covisa reúne: a Gerência de Administração e Finanças, a Gerência de Apoio Técnico, a Gerência do Centro de Controle de Doenças, a Gerência do Centro de Controle de Zoonoses, a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador e a Gerência de Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde.

As gerências coordenam, planejam e desenvolvem projetos, programas e ações de orientação, educação, intervenção e fiscalização pertinentes às suas respectivas áreas de atuação. Assim como desenvolvem investigação de casos ou de surtos e assumem a operação de situações epidemiológicas de doenças de notificação compulsória ou agravos inusitados de saúde. Também elaboram normas técnicas e padrões destinados à garantia da qualidade de saúde da população.

Todas essas ações são realizadas por diversos profissionais de saúde, especializados em cada esfera de atuação. As atribuições e competências desses profissionais e de cada gerência e subgerência de Covisa são apresentados na Portaria 2335/2008 da Secretaria Municipal de Saúde, publicada em 18/12/2008.

Site institucional: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz

Última atualização em Seg, 02 de Novembro de 2009 18:45
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 • CEP: 70800-400 • Brasília, DF
Telefones: +55-61  3251-9595
e-mail@bra.ops-oms.org

© Pan American Health Organization. All rights reserved.