Skip to content

Histórico da Reunião

Imprimir E-mail

A primeira reunião de Centros Colaboradores da OPAS/OMS no Brasil foi realizada nos dias 4 e 5 de novembro de 1997 (Brasília/DF). Esta reunião facilitou uma aproximação inicial entre os diferentes centros colaboradores da OPAS/OMS e as autoridades de saúde do país, com a finalidade de dar maior apoio a temas relacionados com a cooperação técnica em torno das prioridades nacionais em saúde.

O encontro também permitiu identificar o potencial de cada um dos centros colaboradores em diferentes temas vinculados com a cooperação técnica e promover um intercâmbio de experiências entre os próprios Centros.
Durante o evento participaram funcionários de 21 centros colaboradores pertencentes a universidades e instituições do governo tanto federais e estaduais como municipais, representando uma ampla gama de interesses técnicos.  Também estiveram presentes autoridades nacionais de saúde e funcionários da OPAS/OMS, BIREME e PANAFTOSA. 
Entre as principais conclusões da reunião, pode-se destacar resumidamente: 

• Iniciar um processo de comunicação entre os centros colaboradores, a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde, com a finalidade de melhor aproveitar o potencial técnico-científico disponível nos centros colaboradores como insumos de alto valor agregado à cooperação técnica tanto nacional quanto internacional.

• Promover a criação de uma rede de centros colaboradores da OPAS/OMS no Brasil, de acordo com iniciativas adotadas por cada um dos centros, fortalecendo articulações internas que permitam potencializar esforços em suas diferentes áreas de atuação, estabelecendo, por exemplo, páginas da Web específicas com links que facilitem o acesso à informação de cada um dos centros, a fim de obter produtos específicos para a formulação de políticas públicas, a realização de pesquisas conjuntas e a análise de documentos técnicos, incluindo o apoio dos centros em atividades pactuadas em acordos de cooperação técnica entre países.

• Promover, por meio da Representação da OPAS/OMS no Brasil, mecanismos que se acerquem aos centros colaboradores com o Ministério da Saúde e com outras instâncias e órgãos responsáveis pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), particularmente o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), além de outras instâncias do governo referentes ao desenvolvimento sanitário, tecnológico e científico do país. 

Ao longo desses quase doze anos, mudanças importantes têm ocorrido na agenda nacional de saúde, o que gerou inovações nas propostas, estratégias e instrumentos da cooperação técnica e que, por sua vez, exige que o tema da participação dos Centros Colaboradores da OPAS/OMS tenha de ser atualizado.

Última atualização em Sex, 21 de Agosto de 2009 00:49

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 • CEP: 70800-400 • Brasília, DF
Telefones: +55-61  3251-9595
e-mail@bra.ops-oms.org