Skip to content

:: Instituto Evandro Chagas - IEC

Ficha cadastral: Pesquisa e Treinamento em Arboviroses

O Instituto Evandro Chagas, hoje com mais de 70 anos de estudos no campo da Saúde Pública e da pesquisa biomédica, nasceu em 1936 em Belém do Pará, na Amazônia, região cuja extensão territorial representa cerca de 60% do território nacional, abrigando hoje, apenas 22 milhões de habitantes, aproximadamente 12% da população brasileira, com uma densidade populacional de 4 hab/km2.

Numa região onde a ocupação humana tem sido acompanhada freqüentemente pela diminuição da qualidade de vida das populações residentes, que convivem com baixos níveis de educação, falta de saneamento básico, aumento progressivo das doenças e com a diminuição proporcional do atendimento em saúde. É esse o cenário onde se desenvolveu e se desenvolve a história da Instituição, que desde o seu nascimento se confunde com a História da Saúde Pública na região.

Historicamente exerce função de destaque em âmbito nacional e internacional desenvolvendo estudos e investigações nas áreas de ciências biológicas, meio-ambiente e medicina tropical, publicados em revistas no Brasil e no exterior, além de, no campo da saúde pública, apoiar laboratorialmente a vigilância em saúde.

O IEC atua em seis instâncias diferentes da Saúde Pública e da pesquisa biomédica: fazendo Vigilância em Saúde e Meio Ambiente; atendendo a Problemas de Saúde e Meio Ambiente que emergem nos Estados amazônicos, tais como surtos de doenças em humanos, mortandade de peixes, suspeita de contaminação da água por metais, e ou pesticidas clorados ou fosforados, casos de doença humana não diagnosticada; como apoio das instâncias Estaduais e Municipais em demandas que não são atendidas pelos LACENs; em Projetos de pesquisa na área de Saúde e de Meio Ambiente, custeados por agências financiadoras no Brasil e do exterior; na preparação de recursos humanos e em apoio a Secretaria de Vigilância em Saúde/MS em diferentes circunstâncias.

{mospagebreak}

Do exercício continuado entre a Saúde Pública e a pesquisa biomédica resulta uma situação em que a primeira oferece as diretrizes para o desenvolvimento da segunda, num constante entrosamento entre a Instituição e as necessidades de pesquisas a serviço da vigilância em saúde na região.

As seções científicas, cuja tradição é a pesquisa de campo, trabalham nos laboratórios com técnicas atualizadas que vão do isolamento dos agentes até sua caracterização gênica e análise, incluindo o georeferênciamento e a bioinformática, a serviço da pesquisa, do diagnóstico e da vigilância em saúde.

As significativas conquistas da Instituição ao longo desses anos são páginas escritas pela dedicação de todos os servidores que aqui militaram e militam. Cada um deles escrevendo uma frase, que se faltasse, diminuiria a importância do conjunto.

As dificuldades são muitas, mas o entusiasmo que marcou a criação da Instituição continua renovado a cada geração de servidores. Do IEC pode-se dizer, a cada dia, que somos conduzidos pela razão e movidos pela paixão.

 

Site institucional: www.iec.pa.gov.br

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 • CEP: 70800-400 • Brasília, DF
Telefones: +55-61  3251-9595
e-mail@bra.ops-oms.org